Crescimento no Consumo de Cosméticos Infantis

Crescimento no Consumo de Cosméticos Infantis

Nos últimos anos, o consumo de cosméticos infantis tem demonstrado um notável crescimento. O Brasil é o terceiro país do ranking de consumo, perdendo apenas para EUA e China.
A princípio um dos mercados que mais tem crescido nessa área é o mercado de produtos naturais e veganos. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Technavio, estima-se que o mercado de cosméticos veganos pode crescer o equivalente a quase R$ 18 bilhões até 2024, com uma taxa de crescimento anual composta de 4%.
Em uma entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Daniel de Oliveira, responsável pela área de Inteligência de Mercado da Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), destacou que os produtos para cabelo assumiram um papel de destaque nesse panorama. “O segmento representou um terço do mercado total, registrando um crescimento notável de 83,3% desde 2011”, afirmou. No entanto, especialistas, incluindo Oliveira, estão alinhados na opinião de que os números poderiam ser ainda mais expressivos se o processo de regularização sanitária fosse menos burocrático. Simplificar esse processo traria mais competição entre as empresas, estimulando a inovação e gerando mais oportunidades de emprego.

Burocracia

A Associação destaca que o processo de regularização atualmente leva em média seis meses para produtos novos e ainda mais tempo para alterações de rotulagem. Isso desencoraja investimentos e limita a concorrência entre empresas, que poderia resultar em produtos mais acessíveis aos consumidores.
Para tornar o ambiente mais propício ao crescimento do setor, a ABIHPEC está propondo uma mudança na legislação, conhecida como “controle pós-mercado”. Essa abordagem implicaria no monitoramento contínuo dos produtos após o lançamento, com possíveis sanções em caso de irregularidades, estimulando um ambiente mais seguro e competitivo. Com essa mudança, espera-se não apenas uma aceleração do desenvolvimento industrial, mas também um estímulo à pesquisa e inovação. Especialistas, como a pediatra Vânia Oliveira de Carvalho, presidente do Departamento Científico de Dermatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), ressaltam a importância dessas inovações, especialmente para produtos destinados a crianças, que requerem fórmulas seguras e eficazes.

Cosméticos Infantis para Todos os Bolsos

De maneira idêntica, também houve um crescimento considerável na indústria cosmética que trabalha com produtos mais acessíveis financeiramente. Além disso, as marcas tradicionais de vendas por catálogo, como Avon e Natura, por exemplo, também trabalham com linhas para todos os bolsos e ainda geram um complemento na renda de muitas famílias que revendem os produtos. Com o software MAXX® como aliado, seu negócio estará um passo à frente da concorrência. Conheça todas as funcionalidades aqui.
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