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Saiba como construir relacionamento com clientes e parceiros

Com a evolução do mercado on-line, as opções para os consumidores se tornaram extensas e atrativas. Com a comodidade de visitar inúmeras lojas virtuais através de um aparelho móvel, na palma da mão, a tarefa de fidelizar um cliente se tornou mais difícil, mas não impossível. O relacionamento com clientes, algo que sempre foi muito importante nas lojas físicas, tornou-se essencial nas lojas on-line.

No post de hoje vamos dar dicas de como construir bons relacionamentos e aumentar suas vendas. Confira!

Por que o relacionamento com clientes é tão importante?

O cliente é o maior ativo de qualquer empresa. Sem ele, não há negócio que prospere. Construir um bom relacionamento com clientes é criar credibilidade e confiança.

Esse sentimento despertado no cliente fará com que ele admire a marca e passe a não apenas indicá-la, mas protegê-la. Em uma rede social, por exemplo, um cliente fidelizado pode intervir em uma discussão sobre um de seus produtos, mostrando o ponto de vista de um usuário.

Os parceiros não devem ser esquecidos. A parceria entre empresas visa o crescimento mútuo. Com a ajuda dos dois lados, o relacionamento só tende a crescer e se solidificar, trazendo prosperidade para o negócio conjunto.

Como construir um bom relacionamento com clientes?

Você já sabe da importância do bom relacionamento, mas deve estar se perguntando quais as melhores estratégias para construí-lo e mantê-lo. Vamos listar 5 dicas para que você tenha sucesso:

1. Conheça seus clientes e parceiros

Quando falamos de manter um bom relacionamento com clientes, não significa somente pensar que eles têm que esquecer dos concorrentes e só comprar seus produtos. O relacionamento visa ter um bom convívio, de forma que as duas partes se ajudem.

Para tanto, é necessário conhecer seus clientes e parceiros. Vá além do óbvio. Não se prenda aos dados de uma compra. Procure-o nas redes sociais, veja suas preferências e como você pode ajudar na solução dos problemas dele.

2. Mantenha contato regular

Em um mercado tão volátil, é muito importante ser lembrado. Hoje, o tempo para qualquer tarefa é muito curto. Se um cliente tem uma necessidade de compra, mas você não está presente, simplesmente abre uma brecha para seu concorrente fisgá-lo.

Pode ser interessante registrar os contatos e agendá-los, mas sempre faça contato de forma natural e eficiente.

3. Crie programas de fidelidade

Uma boa estratégia é compensar o cliente fidelizado com oportunidades exclusivas. O programa de fidelidade é bastante interessante. Você motiva o cliente a sempre comprar da sua marca e ele é recompensado por isso.

4. Invista em uma newsletter

Essa é uma tática bastante aplicada e muito eficaz. Uma boa lista de e-mails cadastrados de clientes potenciais pode gerar ótimos negócios. Mantenha envios programados de conteúdos e promoções exclusivas para os assinantes.

5. Peça a avaliação dos usuários

O último item da nossa lista de dicas é bem interessante. Pedir um feedback aos consumidores mostra que você está preocupado com o seu produto ou serviço e que a opinião deles é muito relevante. Além disso, essa prática evidencia que você busca sempre melhorar seu negócio.

É extremamente importante priorizar o bom relacionamento com clientes e parceiros. Procure conhecê-los, saber de suas dores e como você pode resolvê-las. Mostre que eles são importantes para sua empresa e que você se preocupa com eles. O retorno será muito vantajoso.

Com isso, você aumentará o número de clientes fidelizados e protetores da marca e, consequentemente, aumentará as vendas e a satisfação com o seu trabalho.

Agora que você já sabe como construir o relacionamento com clientes, que tal saber mais sobre como utilizar o marketing para aproximar o cliente de seu produto?

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