Marketing Multinível

5 fatos sobre o mercado de marketing multinível

O mercado de Marketing Multinível (MMN) está em constante desenvolvimento e atualização. Com a chegada de novas tecnologias, das redes sociais e de todo tipo de mídia de comunicação, o segmento só tem crescido cada vez mais.

Entretanto, dúvidas, curiosidades e mitos acerca do tema circulam por aí. Por isso, no artigo de hoje, mostraremos 5 fatos sobre o mercado de Marketing Multinível que você precisa conhecer. Então, continue a leitura e saiba mais!

1. O Marketing Multinível é mais antigo do você imagina

Criado por Carl Rehnborg, em meados da década de 1940, o MMN consistia no ato de implementar um plano de comissões com diversos níveis em uma companhia.

Passado algum tempo, entre os anos de 1980 e 1989, o Marketing Multinível foi regulamentado, e, então, surgiram algumas centenas de empreendimentos que aderiram ao sistema multinível em seus planejamentos de negócios.

Com a chegada do período das novas tecnologias e de mão de obra especializada em gestão empresarial, entre 1990 e 1999, diversas modificações foram feitas no plano de MMN, tornando-o mais atrativo, eficiente e exponencialmente menos árduo para seus distribuidores.

Nesse contexto, nos anos 2000, o mercado de Marketing Multinível teve seu período mais promissor e, desde então, vem crescendo todos anos, na medida em que, ao aplicar o sistema com a devida seriedade, muitas multinacionais investiram em MMN e conseguiram obter resultados altamente satisfatórios.

2. O Mercado de Marketing Multinível está em expansão em diversos países

Segundo a Direct Selling Association (DSA), o MMN vem crescendo astronomicamente ao redor do mundo. Ainda de acordo com a associação, além do fato de o MMN corresponder a cerca de 96,7% do faturamento total, o formato de vendas diretas representa uma grande parcela do PIB de alguns dos países mais desenvolvidos do mundo, tais como:

  • EUA — 27% do PIB é resultante do mercado de Marketing Multinível;
  • Japão — 24% do PIB é constituído pelo patrimônio formado por empreendimentos focados em MMN.

3. Algumas das maiores multinacionais têm suas próprias divisões de MMN

Nos EUA, grandes corporações como Colgate, Coca-cola, Citibank e Palmolive têm departamentos especializados para lidar com o Marketing Multinível ou usam a infraestrutura de outras empresas do segmento para promover e escoar uma determinada linha de produtos com aspectos pertinentes a esse sistema de vendas.

O Brasil não fica atrás, uma vez que, por aqui, existem empresas atuantes em venda direta mononível que têm percebido o potencial dessa forte tendência de mercado e investido em atividades internacionais focadas em Marketing Multinível.

4. Marketing Multinível não é esquema em pirâmide

Um dos maiores desafios que o mercado de Marketing Multinível enfrenta é o fato de muitas pessoas, por ignorância a respeito do assunto, associarem uma das mais promissoras modalidades de venda direta com os fraudulentos esquemas em pirâmide.

Existem diferenças marcantes entre os dois formatos, e uma das principais é o fato de que, no MMN, a fonte de renda primária é a comercialização de produtos idôneos e com real valor de mercado para consumidores de fora da rede.

Por outro lado, no modelo de pirâmide, a fonte primária é a captação de novos integrantes para a rede, e, em geral, sequer existe um produto a ser comercializado. Sem mencionar as absurdas propostas de ganhos exorbitantes em curtos períodos de tempo.

5. O mercado de Marketing Multinível é considerado uma ótima opção para driblar o desemprego

Segundo especialistas, as vendas diretas representam a primeira opção dos brasileiros que desejam driblar os impactos da crise econômica e os altos índices de desemprego no país.

Por ser considerada uma forma de trabalho completamente baseada na autonomia do indivíduo e em sua capacidade de produzir, se comunicar e vender, o MMN é a aposta de grande parte da população. Assim sendo, isso tem trazido cada vez mais credibilidade ao setor.

Como você pôde conferir neste artigo, o mercado de Marketing Multinível está em ascensão não apenas no Brasil, mas nos países mais desenvolvidos do mundo. É um segmento que vem se reinventando com o decorrer das décadas, permanecendo sempre atual e altamente rentável.

Agora que você já conhece os fatos mais curiosos sobre o mercado de Marketing Multinível, aproveite para compartilhar este conteúdo com seus amigos nas redes sociais!


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