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Você sabe como funciona um sistema de marketing multinível?

Muitos gestores ainda olham com desconfiança para um sistema de marketing multinível, seja por desconhecimento, seja pela suposta complexidade que ele apresenta quando implantado em um negócio.

De fato, são muitos os desafios encontrados nesse modelo, mas os resultados apresentados por empresas já consagradas no meio, além de sua crescente adesão em todo o mundo, indicam que ele pode representar um salto para organizações dos mais variados segmentos, tanto para alavancar vendas quanto para fortalecer marcas.

Marketing multinível (MMN)

Empregado em modelos de vendas diretas, o MMN dá autonomia para que seus distribuidores independentes criem sua própria rede de afiliados, recrutando novos colaboradores que contribuam com suas metas.

Qualquer pessoa escalada para um time de vendas pode recrutar novos colaboradores, criando sua própria equipe e aumentando essa cadeia de revendedores interdependentes.

Cada distribuidor, assim, pode ser tornar um líder, incentivando a sua equipe a cumprir as metas comuns do negócio, por meio de um modelo em que todos os envolvidos saem ganhando.

Estruturação de equipes de marketing garante mais engajamento!

Quando falamos nas diversas camadas que compõem o marketing multinível, os indivíduos indicados pelo revendedor direto da empresa representam o primeiro nível, enquanto as pessoas indicadas pelos membros dessa equipe são do segundo nível, e assim sucessivamente.

Além dos esforços normais de vendas, responsáveis pelo lucro direto, a missão de cada revendedor é a de conquistar novos vendedores para a sua cadeia, oferecendo suporte, orientações, treinamentos e incentivos, como comissões.

Quanto melhor for o preparo de uma equipe, maior será o seu lucro. A vantagem é da empresa, claro, mas é também dos líderes das equipes, que receberão suas comissões e incentivarão ainda mais as metas em níveis de operação que se multiplicam sequencialmente e de forma orgânica.

Desafios de implantar um sistema de marketing multinível

Além da autonomia do modelo de vendas diretas, os revendedores que atuam no MMN vão se deparar com o desafio de estruturar suas próprias equipes e desenvolver suas próprias estratégias de vendas.

Além disso, antes de assumir a liderança de uma equipe de marketing multinível, o revendedor deve levar em consideração se existe a necessidade de investimento inicial, se as vendas são feitas por catálogos ou quais os planos existentes para o negócio.

As empresas, por sua vez, em sua maioria limitam os ganhos de seus líderes após certa quantidade de níveis, para que as indicações não assumam papel principal e não se perca o foco nos ganhos com as vendas.

Sistemas de marketing multinível já fazem sucesso no mercado

A Amway é o principal exemplo do sucesso conquistado pelos sistemas de marketing multinível. Com mais de 450 produtos registrados, ela atende a mais de 100 países e conta com mais de 50 mil representantes em todo o Brasil e mais de 3 milhões ao redor do mundo, segundo o site da própria empresa.

Líder mundial no mercado de vendas diretas, ela oferece mais que um excelente negócio: por meio dela, as pessoas podem mudar seu estilo de vida para alcançar novos objetivos pessoais e metas profissionais.

A empresa oferece bônus e comissões sobre as vendas, que incentivam a busca de remunerações cada vez mais interessantes para a equipe, além do recrutamento de novos profissionais, que por sua vez também serão engajados na busca dos objetivos comuns.

Existem também programas de incentivos, que contemplam com prêmios e viagens os melhores resultados, em exemplo claro de como a sensação de ganho e ascensão mútuos impulsionam a relação entre negócios e revendedores.

Vantagens para todos

O marketing multinível, portanto, nada mais é que um sistema de incentivos, em que todos os agentes envolvidos encontram vantagens e perspectivas de crescimento.

Seja qual for o segmento em questão, o MMN pode funcionar como um motor para o negócio, que, por meio de incentivos a toda uma linha patrocinadora, é capaz de engajar profissionais, otimizar processos de gestão e, principalmente, alavancar vendas!

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