Atendimento Personalizado

Atendimento Personalizado

Encante seu Cliente

Atendimento Personalizado: encante seu cliente com essa tendência cada vez mais usada para garantir melhores resultados. Com os consumidores satisfeitos aumentam as chances de fidelização.

A personalização do atendimento é uma prática que trata o cliente como único, ou seja, cria a impressão de que a mensagem foi exclusivamente pensada para aquela pessoa.

Entretanto, o problema mais encontrado é: como personalizar sem aumentar os custos da empresa? Basicamente, é preciso estratégia e mudanças na forma de gestão, preparando seus vendedores e usando ferramentas que facilitam essas práticas.

Pensando em te ajudar nisso, trazemos neste post as melhores dicas para fazer um atendimento personalizado eficiente e garantir seus benefícios para o negócio. Continue lendo e confira!

Conheça o seu Público-Alvo

O primeiro passo para uma personalização de qualidade no atendimento é ter um bom levantamento de informações sobre o seu público-alvo. Esses dados devem ser usados para identificar qual o perfil do cliente, suas necessidades e desejos. Algumas dessas informações são:

  1. Qual é o perfil sociodemográfico do seu público-alvo?
  2. Existem diferentes grupos de clientes?
  3. Como cada um deles se comporta na jornada de compra?
  4. Quais canais de comunicação eles preferem?
  5. Qual tipo de atendimento eles buscam?
  6. Quais benefícios eles procuram no produto e no atendimento?

     

Mantenha um Histórico dos Seus Clientes

Além de conhecer os seus clientes, é preciso manter um histórico das informações de cada um deles e disponibilizá-las para seus vendedores e outros colaboradores. Dessa forma, ao atender uma pessoa, é mais fácil direcionar-lhe o tratamento, linguagem e produtos oferecidos. ​

Imagine, por exemplo, que você trabalha com marketing multinível e tem uma loja de maquiagem e cosméticos. Se você recebe uma cliente que compra muitos produtos de uma mesma marca, pode começar lhe oferecendo outros itens dela, já se adequando ao seu gosto.

Treine seus Funcionários

Uma dica simples para um atendimento personalizado que encante clientes é treinar bem seus funcionários, preparando-os para oferecer a melhor experiência a quem visitar seu ponto de venda.

Parece simples, mas a melhor forma de fazer isso é escutar o cliente e entender o que ele, realmente, precisa. Portanto, invista em treinamentos que preparam os seus atendentes a escutar e saber fazer essa identificação.

Além disso, é importante que essas pessoas dominem as informações sobre os produtos da loja. Desde os seus benefícios, as vantagens quando comparados aos concorrentes e os principais perfis de clientes da loja até qual é a melhor forma de atender suas necessidades.

Use Plataformas de Personalização

Realizar as práticas acima parece fácil quando a loja lida com poucos clientes, porém, como fazer isso quando o negócio cresce? Nesse momento, é preciso investir em tecnologia com plataformas de personalização automatizadas.

Existem soluções hoje no mercado que ajudam os negócios a cadastrar clientes, interagir com eles, criar lojas virtuais e integrar sistemas, como módulos de pagamento e gestão financeira.

Esse tipo de ferramenta ajuda pequenos negócios a crescer de maneira uniforme, possibilita a automação de ações manuais e dá aos funcionários mais tempo para fornecer um atendimento personalizado que fideliza clientes.

Enfim, use essas dicas e sua personalização será muito mais eficiente, garantindo os melhores resultados para o seu negócio!

Lembre-se que é fundamental conhecer seu público-alvo, identificar como ele gosta de ser tratado e treinar seus funcionários para isso. Existem ferramentas que ajudam nessa tarefa, pois, facilitam todo o processo de cadastro e interação com seus consumidores.

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