Empreendedorismo

Você realmente sabe o que é um atendimento personalizado?

Você já ouviu falar em atendimento personalizado? Essa é uma tendência cada vez mais usada para garantir melhores resultados nos negócios, satisfazendo os consumidores e aumentando as chances de chegar a sua fidelização.

A personalização do atendimento é uma prática que envolve tratar cada cliente como único, ou seja, criar a impressão de que a mensagem passada num e-mail ou por um vendedor foi exclusivamente pensada nas necessidades daquela pessoa.

Entretanto, o problema mais encontrado é: como personalizar sem aumentar os custos da empresa? Basicamente, é preciso estratégia e mudanças na forma de gestão, preparando seus vendedores e usando ferramentas que facilitam essas práticas.

Pensando em te ajudar nisso, trazemos neste post as melhores dicas para fazer um atendimento personalizado eficiente e garantir seus benefícios para o negócio. Continue lendo e confira!

Conheça o seu público-alvo

O primeiro passo para uma personalização de qualidade no atendimento é ter um bom levantamento de informações sobre o seu público-alvo. Esses dados devem ser usados para identificar qual o perfil do cliente, suas necessidades e desejos. Algumas dessas informações são:

  • qual é o perfil sociodemográfico do seu público-alvo?
  • existem diferentes grupos de clientes?
  • como cada um deles se comporta na jornada de compra?
  • quais canais de comunicação eles preferem?
  • qual tipo de atendimento eles buscam?
  • quais benefícios eles procuram no produto e no atendimento?

Tais informações te ajudam a personalizar cada contato, identificando a melhor forma de lidar com cada perfil de cliente. Existem pessoas que preferem comprar sozinhas, por exemplo, e outras que querem atenção e mais informação. Assim, é importante saber lidar com os dois perfis para satisfazer cada necessidade.

Mantenha um histórico dos seus clientes

Além de conhecer os seus clientes, é preciso manter um histórico das informações de cada um deles e disponibilizá-las para seus vendedores e outros colaboradores. Dessa forma, ao atender uma pessoa, é mais fácil direcionar-lhe o tratamento, linguagem e produtos oferecidos. ​

Imagine, por exemplo, que você trabalha com marketing multinível e tem uma  loja de maquiagem e cosméticos. Se você recebe uma cliente que compra muitos produtos de uma mesma marca, pode começar lhe oferecendo outros itens dela, já se adequando ao seu gosto.

Treine seus funcionários

Uma dica simples para personalizar o atendimento é treinar bem os seus funcionários, preparando-os para oferecer a melhor experiência a cada cliente que visitar o seu ponto de venda.

Parece simples, mas a melhor forma de fazer isso é escutar o cliente e entender o que ele, realmente, precisa. Portanto, invista em treinamentos que preparam os seus atendentes a escutar e saber fazer essa identificação.

Além disso, é importante que essas pessoas dominem as informações sobre os produtos da loja. Desde os seus benefícios, as vantagens quando comparados aos concorrentes e os principais perfis de clientes da loja até qual é a melhor forma de atender suas necessidades.

Use plataformas de personalização

Realizar as práticas acima parece fácil quando a loja lida com poucos clientes, porém, como fazer isso quando o negócio cresce? Nesse momento, é preciso investir em plataformas de personalização automatizadas.

Existem soluções hoje no mercado que ajudam os negócios a cadastrar clientes, interagir com eles, criar lojas virtuais e integrar os seus sistemas, como módulos de pagamento e gestão financeira.

Esse tipo de ferramenta auxilia pequenos negócios a crescer de forma uniforme, permitindo que ações manuais sejam feitas de forma automática e que os funcionários tenham mais tempo para personalizar o atendimento aos clientes.

Enfim, usando essas dicas, a sua personalização será muito mais eficiente, garantindo os melhores resultados para o seu negócio!

Lembre-se de que é fundamental conhecer seu público-alvo para identificar como ele quer ser tratado em seu atendimento e treinar seus funcionários para isso. E existem ferramentas que te ajudam nessa tarefa, facilitando todo o processo de cadastro e interação com seus consumidores.

Soluções como essas são fundamentais para empresas que querem crescer de forma saudável no mercado.

Então, gostou de saber o que é e como garantir um atendimento personalizado de qualidade? Aproveite agora para assinar a nossa newsletter e recebe mais dicas como essa diretamente no seu e-mail!

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