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Veja a importância de analisar a tendência do consumidor

Provavelmente você já passou por diversas situações em que desejou entender os motivos pelos quais um cliente deixou de comprar determinado produto. Para evitar que isso faça parte da rotina do seu negócio, é preciso conhecer as necessidades, os comportamentos e os desejos do público-alvo.

Analisar a tendência do consumidor permite que você direcione melhor suas vendas.

A importância de estudar a tendência do consumidor

Para ter sucesso é importante conhecer o potencial cliente, certo? Portanto, é fundamental saber quais são os elementos que influenciam no processo de tomada de decisão. O que leva uma pessoa a escolher um produto ou serviço?

Compreender o comportamento do consumidor permite que você consiga interpretar uma mudança de tendências e oferecer o produto ou o serviço ideal. Isso é primordial para que o seu negócio esteja preparado e atualizado, aumentando, consequentemente, as chances de vendas.

Agora que você já sabe a importância da interpretação da mudança de comportamento do consumidor, chegou a hora de descobrir como fazer esta análise de micro e macrotendência. Confira:

Pesquisas de mercado

Uma das formas mais conhecidas de avaliar o comportamento do consumidor, a pesquisa de mercado é utilizada por empresas dos mais variados portes e segmentos. Por oferecer ferramentas que proporcionam a boa definição de um perfil, a prática é uma das mais efetivas e vale a pena ser feita com frequência.

Para exemplificar, vamos imaginar a pesquisa de mercado de uma loja de cosméticos. Existem vários campos que podem ser analisados, mas vamos demonstrar 3:

  • Pessoal: perguntas que ajudam a conhecer aspectos particulares da vida do consumidor, como gênero, idade, estado civil, personalidade, formação acadêmica, entre outras.
  • Social: a influência da comunidade em que a pessoa está inserida. Como é a relação dela com a família, colegas de trabalho e amigos?
  • Cultural: questões que podem ser decisivas para a escolha de um produto ou serviço, por exemplo, gosto musical, costumes, hábitos alimentares, localização geográfica, etc.

Estudos em mídias sociais

A possibilidade de analisar tendências futuras com base no comportamento das pessoas em redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter tem permitido que muitas empresas adaptem seus negócios de acordo com as necessidades e gostos do consumidor.

A partir dos estudos nas mídias sociais é possível segmentar cada vez mais as ações de marketing da empresa, além, é claro, de criar produtos e serviços com base naquilo que as pessoas querem. Determinadas métricas permitem que a empresa classifique cada potencial cliente na jornada de compra e faça o atendimento personalizado e segmentado.

Observação presencial

Estudar atentamente o cliente durante o ato da compra, presencialmente, pode ser bastante valioso na hora de prospectar tendências. Para isso, é necessário observar o comportamento dele com base em atitudes como: o que ele pergunta, o que ele vê, o que ele deseja, quais são seus anseios, por que ele está ali, entre outras.

De acordo com as descobertas do neuromarketing, campo do marketing que estuda a natureza do comportamento do consumidor, se você quer atrair o interesse das pessoas, é fundamental compreender as emoções e os sentimentos delas.

Quer conhecer mais dicas como essa para analisar a tendência do consumidor e alavancar suas vendas? Então aproveite para seguir as nossas páginas nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Google +) e esteja sempre atualizado!

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