Marketing

Utilizando o marketing para aproximar o cliente de seu produto

Durante períodos de instabilidade econômica como o que estamos vivendo agora, é muito comum que as empresas cortem gastos, e um dos setores que mais sofre com isso é o marketing. No entanto, isso pode ser muito prejudicial ao seu negócio, afinal, em momentos de crise, os clientes refletem muito antes de uma compra e acabam optando pelas empresas que atendem melhor às suas necessidades.

Investir em marketing não significa necessariamente gastar muito dinheiro, e o retorno sobre isso pode ser extremamente positivo. A adoção de boas estratégias pode resultar em uma melhor relação com os clientes e em um aumento considerável das vendas.

Pensando nisso, vamos mostrar, neste post, como o marketing pode aproximar o cliente do seu produto e algumas dicas de como fazer isso. Confira!

Entenda as vantagens do marketing

É comum as pessoas encararem o marketing como algo negativo, que tem como único objetivo persuadir o cliente para que ele compre determinado produto. Mas é aí que essas pessoas se enganam! Um marketing planejado de forma correta é capaz de entender o que o cliente precisa para atendê-lo bem, de forma que todas as suas expectativas sejam correspondidas.

Conheça bem o seu cliente

Muitas marcas esquecem que o cliente também é uma pessoa, que busca a satisfação das suas necessidades e a correspondência das suas expectativas. Por conta disso, é comum ver práticas de comunicação falhas, que não entendem o perfil do cliente e o que ele busca.

Para conseguir se aproximar do seu consumidor, é importante buscar conhecê-lo melhor, saber do que ele gosta e desgosta, o que ele faz e o que deseja. Conhecendo melhor seu público-alvo, fica muito mais fácil construir estratégias de marketing eficientes.

Esteja presente

Algumas empresas confundem “estar presente” com “ser insistente”, e, na maioria das vezes, a insistência acarreta em clientes insatisfeitos e detratores. Para evitar isso, é importante saber como se aproximar do seu público e se fazer presente, mas sempre dando a ele um espaço.

A presença de uma empresa pode ser construída e consolidada de várias formas, desde a elaboração de uma estratégia de branding (para reforçar a imagem da marca e facilitar na gestão da mesma) até a adoção de estratégias digitais, como a utilização de redes sociais para melhorar a interação entre a empresa e os clientes e a adoção do SAC 2.0

Investir em estratégias digitais é extremamente interessante, afinal, quase todo mundo está presente no universo on-line e o preço para utilizar essa tecnologia não é tão elevado. Estar presente em mídias sociais, adotando um diálogo condizente com o público e estando à disposição para sanar suas dúvidas é uma maneira incrível de se aproximar do seu público.

Conte com a ajuda de especialistas

Para ter um marketing bem-feito e que traga resultados reais, é extremamente importante contar com a ajuda de profissionais capacitados, tanto dentro quanto fora da empresa. Os responsáveis por esse setor devem sempre se atualizar, sabendo das tendências e buscando um aprendizado constante. É interessante, também, recorrer a empresas especializadas em marketing, para construir uma estratégia de sucesso.

Viu? Ter uma marketing bem estruturado não significa gastar valores altíssimos e pode ser uma excelente maneira de aproximar o cliente da sua marca!

Gostou do conteúdo? Que tal nos acompanhar nas redes sociais e ficar sempre atualizado com o que postamos? Estamos no Facebook, no Twitter e no Instagram!

voltar
Cancelar