Notícias

Saiba como se proteger da nova estratégia das pirâmides financeiras

O mercado Brasileiro possui histórico frequente de Pirâmides Financeiras, e mesmo assim atacam milhares de vítimas todo ano. Casos famosos como Telexfree, Boi Gordo e Avestruz Master e recentemente a D9 Empreendimentos, servem de exemplo para o consumidor.

Esquemas de pirâmide estão se aproveitando da disseminação dos bitcoins (criptomoeda), como justificativa para altos retornos financeiros em pouco tempo. Walter Salmeri, – CBDO da Exchange de bitcoins BitInka – comentou sobre as formas do usuário se defender desses esquemas que envolvem a criptomoeda.

Charles Ponzi foi o desenvolvedor do esquema de Pirâmide Financeira, que em alguns casos é confudida com o Modelo de Marketing Multinível. Embora exista uma grande diferença entre estas práticas, principalmente quando trata-se de legalidade. O Marketing Multinivel é totalmente legal e popular. Para o consumidor não se confundir, a melhor técnica de defesa é através da informação.

Uma forma fácil de identificar uma empresa que atua como pirâmide é analisar o comportamento de seus participantes, geralmente eles divulgam mais os ganhos financeiros do que o produto ou serviço prestado. Nos Estados Unidos existe a famosa regra dos 70% que explica que para uma empresa de marketing multinível ser legítima pelo menos 70% do retorno financeiro deve ser sobre a venda do produto.

Walter Salmeri, CBDO (Chief Business Development Officer) da BitInka, uma das maiores exchangers de Bitcoins da América Latina concedeu uma breve entrevista sobre o tema explicando de forma clara sobre o risco desses golpes e sobre formas para o usuário se defender das pirâmides financeiras.

 

Bitcoins são um esquema de pirâmide?

 

WS= De forma alguma. Bitcoins são apenas escolhidos como uma forma de pagamento de diversos esquemas de pirâmides atuais devido a sua valorização. O funcionamento do bitcoin é como qualquer uma das criptomoedas que funciona de forma similar a qualquer outra moeda tradicional, como real ou dólar. Além de funcionar como as moedas tradicionais, o bitcoin tem vantagens em relação as moedas físicas, como a facilidade para transferências, legalidade e segurança.

Antes de pensar que os bitcoins são criados apenas para golpes, as pessoas precisam compreender que esquemas de ponzi e outros golpes financeiros existem desde 1920, sempre usando as moedas tradicionais para atingir seus objetivos. Considerar os bitcoins como um responsável pelo esquema de pirâmide é a mesma coisa que considerar as moedas tradicionais como culpadas pelos golpes financeiros.

Entretanto os usuários devem ficar atentos as moedas alternativas, conhecidas por altcoins. Embora existam mais de 700 alternativas reais, muitas pessoas que comercializam moedas falsas dizendo ser um ótimo investimento. Caso o usuário deseje operar com altcoins é recomendado que ele confira o site Coin Market Cap, que lista todas as moedas verificadas, seu valor no mercado e seu histórico.

 

Como o usuário pode entender a diferença entre uma empresa real que opera com bitcoins e um golpe?

 

WS= Seguindo alguns passos para verificar a validade das diferentes plataformas que podem ser usadas para comprar e vender bitcoins e outras criptomoedas, o usuário não irá ter nenhum problema com as transações e seu dinheiro estará sempre seguro. Esses são os pontos que o usuário deve ficar atento ao negociar bitcoins e outras criptomoedas com alguém.

Ninguém irá te dar nada de graça. Se você receber mensagens online e propostas oferecendo dinheiro de “graça”, renda garantida ou multiplicar seus bitcoins, apenas ignore. Geralmente esses pedidos também são acompanhados de um pequeno depósito de entrada. Se uma empresa oferece para você um alto lucro em curtíssimos períodos de tempo ou um retorno vitalício, certamente você será enganado.

 

Os esquemas de pirâmides surgem diariamente. Desaparecem tão rápido como apareceram. Agora você já saberá diferenciar esquema de pirâmide e marketing multinível. Fique atento quando lhe abordarem – Entre no site da ABEVD e procure o cadastro da empresa, se não achar fique atento. ABEVD é um órgão competente que atua como membro da World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA) Organização que congrega todas as associações nacionais de vendas diretas existentes no mundo.

voltar
Cancelar