gestão de pessoas

Gestão de Pessoas: Benefícios para Empresas

Dicas para Melhores Resultados para Empresas e Funcionários

A gestão de pessoas passou por grandes transformações nas últimas décadas. Antes era vista como uma fonte de custos, mas hoje é uma atividade estratégica para o sucesso e continuidade de qualquer empreendimento no mercado.

Pensando nisso, criamos um post especialmente para você. Hoje vamos falar um pouco mais sobre a importância da gestão de pessoas, sobre como isso pode beneficiar os resultados da empresa e os próprios funcionários. Boa leitura!

Gestão de Pessoas: uma missão de todos!

Há algum tempo, tinha-se a ideia de que o único responsável pela gestão de pessoas era o departamento de RH, mas isso é um equívoco. A gestão dos colaboradores (e equipes) é uma obrigação de cada um dos líderes do empreendimento.

O RH é um departamento que atua como staff, assessorando a correta condução dos colaboradores e implementando processos mais complexos, como o recrutamento e a seleção. Então, para alcançar resultados, é preciso que os líderes se comprometam.

Os líderes (diretores, gerentes e supervisores) são responsáveis por otimizar a comunicação dentro da empresa, tornar o ambiente de trabalho mais agradável, reter profissionais talentosos e manter os funcionários engajados em suas atividades.

Melhores Resultados para a Empresa

Segundo pesquisa da Sodexo, empresas que investem no bem-estar dos funcionários são cerca de 70% mais rentáveis e 86% mais produtivas. Isso porque uma boa gestão dissemina bons resultados em cada área e nível da organização. Veja os principais benefícios dessa prática:

  • Aumento da produtividade do negócio: os colaboradores gastam cerca de 17 horas semanais em atividades improdutivas. Com uma boa gestão, as tarefas diárias de cada funcionário são mais bem controladas, aumentando a produtividade geral.
  • Contribui para diminuir o número de erros: grande parte dos problemas internos existe pela simples falta de comunicação, seja entre os departamentos ou entre as pessoas. Isso também é facilmente eliminado pela gestão de recursos humanos.
  • Otimiza a satisfação dos clientes finais: Mais de 80% dos clientes migram para a concorrência devido ao mau atendimento, fruto da falta de preparo dos funcionários. Com colaboradores treinados, é possível atender muito melhor os clientes.
  • Torna o negócio mais lucrativo: quando se tem um negócio mais produtivo, com clientes mais satisfeitos e um número menor de erros (desperdícios), o aumento da lucratividade é apenas uma consequência!

Os Benefícios para os Colaboradores

Além de tudo, a correta gestão de pessoas também beneficia os colaboradores, tornando-os mais motivados, felizes e comprometidos com os resultados finais do negócio. Veja:

  • Desenvolve funcionários promotores: são funcionários mais fiéis e satisfeitos com seus empregadores. Atuam como promotores, falando bem da companhia.
  • Aumenta o engajamento interno: cada colaborador fica mais engajado em suas atividades, empenhando-se em entregar grandes resultados.
  • Melhora o clima organizacional: o ambiente de trabalho se torna mais agradável, propício para construir relacionamentos saudáveis e duradouros.
  • Proporciona a oportunidade de crescimento: quando há uma boa gestão, os funcionários têm maiores chances de crescer internamente. Assim, podem alcançar seus objetivos profissionais sem precisar mudar de emprego.

São muitos os benefícios da gestão de pessoas para as empresas e seus funcionários. Por isso, não é à toa que as maiores e mais bem-sucedidas companhias do mundo investem cada vez mais no assunto.

Então, agora que você já sabe como a gestão de pessoas ajuda a melhorar os resultados da sua empresa, aproveite para multiplicar esse conhecimento.

Com recursos avançados e intuitivos, o MAXX® Multinível oferece ferramentas poderosas para impulsionar suas estratégias de negócios, expandir sua rede e maximizar seus ganhos. Por isso, não perca a oportunidade de levar seus negócios ao próximo nível com o Maxx Multinível – onde o sucesso encontra tecnologia e inovação.

Se precisar falar com um Consultor, pode enviar um whatsapp pra gente clicando aqui. Mas, se preferir envie um e-mail: comercial@maxxmultinivel.com.br
Até a próxima!

tendências de negócios MMN