82683 roi o que e e como ele pode ajudar a reduzir custos

ROI: o que é e como ele pode ajudar a reduzir custos?

Muito conhecido na gestão empresarial, o ROI (Return on Investiment ou Retorno sobre investimento) é uma das principais métricas para avaliar a efetividade de um investimento realizado pela empresa, utilizando como base o lucro obtido.

Toda empresa que busca crescer e se manter relevante no mercado deve realizar este cálculo e embasar suas decisões nos resultados obtidos. Parece complicado, mas não é! Acompanhe o artigo a seguir e descubra o que é e como ele pode impulsionar a sua empresa!

O que é ROI

Como dissemos anteriormente, o ROI é um cálculo para avaliar o retorno obtido com algum investimento. Ele permite a identificação de quais ações trouxeram mais resultados e quais não tiveram um desempenho esperado.

Esse cálculo também pode ser utilizado para medir a eficiência de campanhas de marketing, de um modo mais amplo, ou o desempenho de cada ação isolada.

Como calculá-lo

Calcular o ROI é muito simples. Tudo o que você precisa fazer é pegar o lucro obtido com a campanha ou ação de marketing, subtrair o investimento e, posteriormente, dividir o resultado pelo valor do investimento.

Para facilitar o entendimento, veja como fica a fórmula:

ROI = (lucro – investimento) / investimento

É importante ressaltar que, quando falamos em lucro, trata-se do lucro líquido obtido com a venda de cada produto, e não do valor total arrecadado com a campanha.

Por exemplo, Se você vendeu R$100 mil e sua margem de lucro é de 40%, você deve realizar o cálculo com o valor de R$ 40 mil. Supondo que você investiu R$20 mil, vamos calcular o ROI:

ROI = (40.000 – 20.000) / 20.000

ROI = 20.000 / 20.000

ROI = 1

Se multiplicarmos este resultado por 100, teremos o retorno em porcentagem. Então, podemos compreender que tivemos 100% de retorno com esta ação.

Como avaliar os resultados obtidos

Para afirmar que você teve um bom resultado, o seu ROI tem que ser maior do que 0, mas é preciso levar em conta, também, o tempo que você levou para alcançar este resultado. Um retorno de 3% ao dia pode ser algo bom, mas se esses mesmo 3% forem referentes a 1 ano, sua estratégia não trouxe um bom resultado.

Busque sempre comparar os resultados obtidos com o objetivo e metas definidos no planejamento para verificar a efetividade das ações.

Antes de sair calculando o ROI de todos os investimentos de sua empresa, porém, lembre-se de que os resultados podem demorar a aparecer. Então, dê um tempo para que a estratégia tenha efeito, evitando desistir de ações que poderiam ser um sucesso antes da hora.

Quais são os benefícios do ROI

Agora que você já compreendeu o que é o ROI, como calculá-lo e como interpretar os resultados, veja os principais benefícios desta prática:

Corte de gastos

Ao realizar o acompanhamento dos resultados por meio do ROI, é possível verificar quais ações ou campanhas não trouxeram bons resultados e eliminá-las. Assim, você pode evitar o desperdício de verbas e alocá-las em ações que estão trazendo bons resultados.

Decisões assertivas

Utilizando o resultado do ROI para embasar as decisões de sua empresa, você tem mais segurança na tomada de decisões, pois saberá o que está dando resultado e o que não está funcionando tão bem assim.

Comprovação de resultados

Você provavelmente já ouviu ou pensou que os investimentos em marketing são um desperdício. Ao utilizar este cálculo como métrica de desempenho, porém, você consegue comprovar a efetividade das ações realizadas, provando a importância do marketing.

Motivação de equipe

Quem não gosta de saber que seu trabalho está gerando frutos? Por isso, realizar o cálculo com frequência e compartilhar os resultados com seus colaboradores é fundamental, fazendo com que fiquem motivados em suas funções.

Esses são apenas alguns dos benefícios que essa prática pode trazer ao cotidiano de sua empresa. Agora é com você! Coloque a mão na massa e veja se seus investimentos estão trazendo retorno!

Ficou alguma dúvida sobre o que é o ROI e quais os benefícios que ele pode trazer? Deixe suas opiniões e experiências nos comentários e converse com a gente!