erros plano de negocios mmn

4 Principais Erros no Plano de Negócios

Saiba tudo que Precisa para Evitar Erros ao Montar um Plano de Negócios

O plano de negócios é uma ferramenta importante para qualquer novo projeto. Com ele, sua empresa correrá menos riscos e terá mais chance de ter sucesso. Saiba porque muitos empreendedores enfrentam desafios ao elaborá-lo. Conheça agora os 4 principais erros no plano de negócios 

Para ajudá-lo, neste artigo, você verá a importância do plano de negócios, conceito, ações e erros mais comuns na elaboração do plano de negócios. Preparado? Boa leitura!

 

O Que é um Plano de Negócios?

Plano de negócios é um documento que contém os objetivos da empresa e quais são as etapas que serão desenvolvidas para alcançar o alvo. Com essa direção em mente, será mais fácil saber o que fazer, como um mapa para seguir. Assim, sua empreitada terá menos riscos em relação aos passos que serão dados. Descubra se você conhece ou já cometeu alguns desses erros na elaboração do plano de negócios.

Qual é a importância?

Saiba com mais detalhes o que precisa fazer para obter mais clientes e aumentar o lucro. Veja como isso acontece:

  1. Os riscos empresariais são diminuídos, já que, além da criação de ações contra possíveis problemas e desafios, um estudo sobre a viabilidade do negócio será realizado. Tudo isso a partir de uma análise profunda do mercado e dos clientes em potencial;
  2. Os gastos desnecessários são diminuídos, uma vez que a empresa sabe exatamente o que fazer;
  3. Um documento é essencial para negociar com fornecedores e obter recursos com investidores;
  4. Durante a preparação do documento, o empreendedor poderá avaliar se o negócio é realmente viável e interessante para seu perfil;
  5. O plano de negócios é uma ferramenta dinâmica e pode sofrer alterações sempre que a equipe verificar a necessidade de adaptá-lo ao mercado.

     

Veja a seguir os 4 principais erros no plano de negócios

1- Não ter um Planejamento Financeiro

Todos os negócios tem riscos e desafios. Além disso, normalmente o empreendedor não obtém lucro imediato. Por isso, é essencial que sua empresa tenha um planejamento financeiro. Dessa maneira, você saberá quanto gastará com seu projeto e terá uma reserva para emergências.

Porém, nem sempre isso acontece. Empreendedores comumente criam empresas apenas com o investimento inicial. Assim, quando o negócio precisa de algum recurso para emplacar no mercado, o empreendedor não tem condições de fazê-lo ou entra em grandes dívidas pessoais que podem minar a vontade e a força para continuar no projeto.

2- Não examinar falhas no plano de negócios

Não trate seu plano de negócios como um livro sagrado. Considere a possibilidade do seu plano conter erros e precisar ser revisto. Procure pessoas e empresas hábeis para ajudá-lo a estudar seu documento.

Mesmo com o projeto já em andamento, é possível verificar erros ou incoerências. Por isso, não tenha medo de fazer as alterações que julgar necessárias. Você não precisa jurar fidelidade ao plano de negócios!

3- Não se basear em dados

Outro erro comum é basear suas ações e estratégias em suposições. Você deve realizar o seu plano de negócios a partir de uma extensa pesquisa de mercado para entender o que o seu cliente deseja e espera da sua empresa.

Por isso, não julgue saber sobre determinadas preferências dos consumidores ou sobre a melhor forma de agir no mercado quando você não possui uma justificativa científica e plausível para isso. Use dados e pesquisas disponíveis em estudos ou até mesmo contrate uma empresa para realizá-las para você.

4- Não ouvir Especialistas

Muitos empreendedores acreditam que possuem todo o conhecimento necessário para fazer seu negócio prosperar. Eles rejeitam os insights dos especialistas e cometem erros ao enfrentar problemas que os especialistas já poderiam ter previsto com base em seus estudos. Nesse sentido, é essencial compreender que não é preciso reinventar a roda, mas sim pesquisar ao máximo para aproveitar o conhecimento que já está disponível.

O plano de negócios é uma das formas que o empreendedor tem para guiar suas ações e diminuir as chances de erro em alguma etapa. Por isso, tenha sempre atenção ao elaborá-lo e procure a ajuda de especialistas. Aproveite e conheça alguns indicadores de desempenho que podem otimizar sua gestão.

E então, preparado para revisar seu plano? Espero que esses 4 principais erros no plano de negócios que citamos tenha ajudado a esclarecer alguns pontos de melhoria na sua empresa.

Até a próxima!

4 principais erros no plano de negocios

Com o MAXX® como aliado, seu marketing multinível estará um passo à frente da concorrência. Conheça todas as funcionalidades aqui.

Somos especialistas em automatizar empresas que operam com Marketing Multinível. O MAXX® é desenvolvido sob medida e se ajusta às particularidades de qualquer empresa. Converse agora com um consultor através do nosso whatsapp.

Gostou do nosso conteúdo, 4 Principais Erros no Plano de Negócios? Confira outros posts!