Empreendedorismo

Principais erros ao montar um plano de negócios

Um plano de negócios é uma ferramenta importante para qualquer novo projeto. Com ele, sua empresa correrá menos riscos e terá mais chance de ter sucesso. Entretanto, muitos empreendedores cometem diversos erros ao elaborá-lo.

Para ajudá-lo, neste artigo, você verá o que é um plano de negócios, qual é a sua importância e o que fazer para não errar nesse momento e fazer seu negócio crescer. Preparado? Boa leitura!

O que é um plano de negócios?

Plano de negócios é um documento que mostra os objetivos de uma empresa ou um projeto e quais são as etapas que precisarão ser desenvolvidas para que o alvo seja alcançado. Com essa direção em mente, será mais fácil saber o que fazer, como um mapa para seguir. Assim, sua empreitada terá menos incertezas e riscos em relação aos passos que serão dados.

Qual é a importância do plano de negócios?

O plano de negócios é útil para que sua empresa saiba com mais detalhes o que precisa fazer para obter mais lucro e clientes. Veja como isso acontece:

  • os riscos empresariais são diminuídos, já que, além da criação de ações contra possíveis problemas e desafios, um estudo sobre a viabilidade do negócio será realizado. Tudo isso a partir de uma análise profunda do mercado e dos clientes em potencial;
  • os gastos desnecessários são diminuídos, uma vez que a empresa saberá exatamente o que fazer;
  • o documento é essencial para negociar com fornecedores e obter recursos com investidores;
  • durante a preparação do documento, o empreendedor poderá avaliar se o negócio é realmente viável e interessante para seu perfil;
  • o plano de negócios é uma ferramenta dinâmica e pode sofrer alterações sempre que a equipe verificar a necessidade de adaptá-lo ao mercado.

Quais são os principais erros ao elaborar o plano?

Não ter um planejamento financeiro

Todos os negócios contam com riscos e desafios. Além disso, normalmente o empreendedor não obtém lucro imediato. Por isso, é essencial que sua empresa tenha um planejamento financeiro. Dessa maneira, você saberá quanto gastará com seu projeto e terá uma reserva para emergências.

Porém, nem sempre isso acontece. É comum que empresas sejam criadas apenas com o investimento inicial. Assim, quando o negócio precisa de algum recurso para emplacar no mercado, o empreendedor não tem condições de fazê-lo ou entra em grandes dívidas pessoais que podem minar a vontade e a força para continuar no projeto.

Não examinar falhas no plano de negócios

Seu plano de negócios não deve ser considerado como um livro sagrado. Então, considere sempre a possibilidade de ele conter erros e precisar ser revisto. Procure por pessoas e empresas hábeis para ajudá-lo a estudar seu documento.

Mesmo com o projeto já em andamento, é possível verificar erros ou incoerências. Nesse caso, não tenha medo de fazer as alterações que julgar necessárias. Você não precisa jurar fidelidade ao plano de negócios!

Não se basear em dados

Outro erro comum é basear suas ações e estratégias em suposições. Seu plano de negócios deve ser realizado a partir de uma extensa pesquisa de mercado para entender o que seu cliente deseja e espera da sua empresa.

Por isso, não julgue saber sobre determinadas preferências dos consumidores ou sobre a melhor forma de agir no mercado quando você não possui uma justificativa científica e plausível para isso. Use dados e pesquisas disponíveis em estudos ou até mesmo contrate uma empresa para realizá-las para você.

Não ouvir especialistas

Muitos empreendedores pensam que sabem tudo quanto precisam para que seu negócio prospere. Nesse sentido, rejeitam todo conhecimento disponível e criado por especialistas na área.

Entretanto, quando isso é feito, você poderá enfrentar dificuldades e problemas que já tinham sido previstos por esses estudiosos. Você não precisa inventar o que já existe. Pesquise o máximo possível!

O plano de negócios é uma das formas que o empreendedor tem para guiar suas ações e diminuir as chances de erro em alguma etapa. Por isso, tenha sempre atenção ao elaborá-lo e procure a ajuda de especialistas.

Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos auxiliá-lo a fazer seu plano de negócios. Esperamos por você!

voltar
Cancelar