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5 Indicadores de Desempenho mais Utilizados

Confira Métricas que Analisam e Qualificam suas Ações

Indicadores de desempenho de gestão, de maneira simplificada, consistem em métricas que analisam e quantificam uma determinada execução da empresa ou de um profissional de vendas, de modo a proporcionar informações úteis para melhorar as estratégias e a tomada de decisões.

Em outras palavras, um indicador torna-se uma ferramenta que mensura algo útil e relevante, auxiliando no planejamento de negócios, revelando falhas na gestão e gargalos de produção, além de destacar pontos fortes e acertos que podem ser aprimorados ainda mais.

Neste conteúdo, mostraremos os principais indicadores de desempenho de gestão que você deve conhecer para aumentar as vendas. Continue a leitura do artigo para entender tudo sobre o assunto!

Por que utilizar indicadores de desempenho de gestão? 

  • proporcionam informações precisas para a tomada de decisão do gestor;
  • disponibilizam dados importantes sobre cada etapa do funil de vendas e dos processos cotidianos;
  • implementam mais eficiência e eficácia aos processos;
  • permitem criar um dashboard para disponibilizar as informações de forma organizada e panorâmica
  • promovem agilidade, transparência e melhor compreensão à empresa.

Como funcionam os indicadores de desempenho de gestão?

  • Indice – O número deve representar o desempenho atingido em um determinado processo;
  • Meta – Você define um objetivo a ser alcançado em um período planejado e expressa como um valor;
  • Tolerância – Se você não alcançar a meta, estabelecemos um limite de tolerância que indica o quão grave é o resultado. Qualquer valor que vá além desse limite mostra que o processo está crítico e exige medidas imediatas.”

Quais são os 5 indicadores de desempenho de gestão mais utilizados pelo setor de vendas?

1. Indicador de lucratividade

Acompanhar o faturamento é algo comum entre empresários e profissionais que lidam diretamente com vendas, principalmente quando, apesar dos resultados positivos, o dinheiro não sobra. Pois, é sinal de que algo está errado, concorda?

Afinal, se a empresa teve um faturamento positivo, mas não dispõe de recursos, isso indica que os custos estão altos e é necessário agir. Uma maneira eficaz de analisar a lucratividade é comparar o seu índice com a média que outras empresas no seu mercado apresentam.

2. Valor do ticket-médio

Certamente, vendedores, profissionais de marketing e gestores empresariais acham o Valor do ticket-médio, um dos indicadores de desempenho de gestão mais úteis, já que ele possibilita a compreensão da dinâmica de vendas. É possível acompanhar esse indicador de três maneiras:

  • por vendedor;
  • por cliente;
  • por venda.

O seu objetivo é analisar o desempenho das vendas de uma maneira ampla, além de identificar ações que possam otimizar os resultados. De forma resumida, ticket-médio é o valor, em média, que cada cliente gasta periodicamente em uma empresa, estabelecimento comercial ou e-commerce.

Ao obter dados sobre, por exemplo, qual vendedor está se sobressaindo nas vendas, é possível investigar os motivos que estão gerando os resultados positivos e implementar soluções práticas.

3. Taxa de sucesso em vendas

Esse indicador auxilia os empresários ou vendedores a compreenderem qual é o índice de vendas fechadas em cada negociação realizada.

 Geralmente, as pessoas medem isso quando estabelecem uma relação entre a quantidade total de oportunidades geradas em um período específico e o número de vendas bem-sucedidas efetivamente concretizadas.

4. Índice de “turnover” ou rotatividade

Representa a quantidade de funcionários que entram e saem da empresa durante um determinado período, mas também pode evidenciar outros aspectos do negócio, como uma baixa atratividade em relação à concorrência, por exemplo.

Sendo assim, é importante reavaliar as estratégias já implementadas para não correr o risco de perder ótimos profissionais de vendas que integram o quadro de colaboradores.

5. ROI

Para finalizarmos, vale mencionar o ROI. Basicamente, ele comparar os valores investidos em melhorias nos processos de trabalho, como treinamentos ou marketing, por exemplo, e os resultados obtidos com essas ações.

Ou seja, ele é um dos indicadores de desempenho de gestão que é responsável pela relação entre investimentos, despesas e prejuízos financeiros, proporcionando informações úteis para melhorar as estratégias e direcionar corretamente os recursos da empresa. 

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