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O impacto da tecnologia nos processos de marketing e vendas

Não há profissional que atue em marketing e vendas que deixe de utilizar ferramentas tecnológicas para dinamizar suas atividades e aumentar a rentabilidade de seus negócios. Mesmo os serviços prestados diretamente aos clientes são cada vez mais focados nestas inovações.

Dispositivos móveis, mídias sociais, Big data, cloud computing, são algumas das facetas desta profunda reformulação dos processos de marketing e vendas, atingindo-os de uma forma que seria impensável há poucos anos atrás. Como resultado, muitas empresas estão adotando estas novas ferramentas para incrementar produtividade, rentabilidade e posicionamento no mercado.

A tecnologia está em constante evolução, e as empresas dependem cada vez mais dela para gerir seus negócios de forma eficiente. Abaixo, listamos alguns impactos positivos para a racionalização dos processos de marketing e vendas que você pode aproveitar em seus empreendimentos.

Obtenha um diferencial competitivo ao empregar tecnologia Big Data

No mundo de hoje, conseguir vantagem competitiva para sua empresa depende em grande parte da capacidade de capturar, gerenciar e analisar com sucesso grandes volumes de dados de clientes a fim de obter insights sobre comportamento de clientes e seus hábitos de compra.

A despeito disso, apenas 10% das empresas brasileiras utilizam a tecnologia Big Data, ou seja, estão longe de analisarem a totalidade de dados disponíveis a elas. É aqui que a tecnologia Big Data deve entrar para trazer um importante diferencial para seu negócio.

Recorra às plataformas sociais para otimizar os processos de marketing e vendas

O boom das tecnologias sociais tem dado origem a uma série de plataformas de mídia social que atraem e envolvem novos clientes. As mídias sociais proporcionam às empresas a oportunidade de estabelecer relações próximas com seus clientes.

Estimular os consumidores a falar sobre produtos e serviços gera informações valiosas que podem fundamentar novas ações de marketing e vendas. Ao contrário das vendas convencionais, as plataformas sociais permitem que a empresa estreite os laços com milhares de clientes de uma só vez.

Integre os sistemas CRM às práticas de sua equipe de vendas

Os sistemas CRM (gerenciamento de relacionamento com o cliente) são significativas ferramentas projetadas para dar às empresas uma visão holística do relacionamento com o cliente, através da integração dos processos de suporte, marketing e vendas.

Quando os dados CRM são armazenados na nuvem, podem ser acessados diretamente de qualquer lugar e a qualquer hora. Quando implantada corretamente, esta solução apresenta uma enorme vantagem para os funcionários de vendas de sua empresa, uma vez que lhes permite obter caracterizações rápidas e precisas sobre o que os clientes estão fazendo, como tendem a agir e em qual momento estarão mais propensos a comprar.

Armada com atualizações, informações relevantes e a possibilidade de entrar em contato com clientes sempre que necessário, sua equipe de vendas se torna mais ágil, eficaz e produtiva.

Explore as oportunidades trazidas pelos dispositivos móveis

A proliferação de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, alterou totalmente os processos de compra e venda. Para os clientes, a capacidade de pesquisar, avaliar e adquirir produtos e serviços online usando esta tecnologia transformou a experiência de compra.

Suas equipes de marketing e vendas devem levar isso em conta, uma vez que dados recentes apontam que 90% dos consumidores pesquisam na web antes de efetuar compras.

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