Empreendedorismo

Mitos e verdades sobre marketing digital para microempreendedor

O dia a dia de um microempreendedor nem sempre permite pausas para buscar informações estratégicas sobre marketing digital, o que pode gerar um impacto negativo na performance da empresa.

É possível obter excelentes resultados com iniciativas de marketing digital, mas tudo precisa ser feito com um olhar voltado às tendências e com a habilidade de distinguir o que é importante.

Para ajudá-lo nisso, separamos 10 mitos e verdades sobre marketing digital que todo microempreendedor deve conhecer. Vamos lá?

Mito: SEO está morto

Essa afirmação não faz sentido, já que o Google permanece como o principal portal de entrada para sites e pesquisa na internet. Por isso, contar com uma boa otimização de SEO garante visibilidade nos resultados de buscas para o seu negócio.

Verdade: número de seguidores é importante

Pode não ser a métrica mais decisiva para a sua estratégia, mas certamente você precisa ficar de olho nas redes sociais. O ideal é que a audiência nesses meios esteja sempre crescendo para que seu negócio ganhe cada vez mais visibilidade.

Mito: marketing digital é só para empresas grandes

Uma das principais vantagens do marketing digital é como ele consegue ajudar empresas pequenas a disputar com as maiores de igual para igual. Ao segmentar e planejar corretamente suas campanhas, você pode atingir precisamente o público que deseja sem precisar de um grande orçamento.

Verdade: é essencial ter um site ou aplicativo responsivo

Você sabia que mais da metade do tráfego de internet vem de dispositivos móveis? Então não faz sentido que seu site funcione apenas em desktop. Você precisa de um layout responsivo, disponível para todo tipo de plataforma, para que os usuários tenham acesso completo aos sites e aplicativos do seu negócio.

Mito: nem todo negócio pode ter um blog

Acha que a sua área não rende conteúdo? Não é bem assim. É possível estruturar uma estratégia de conteúdo para qualquer mercado. Basta estudar as necessidades da área e as expectativas do público-alvo.

Verdade: é preciso divulgar seu conteúdo

Por melhor que seja seu blog de conteúdo, de nada adianta se você não divulgá-lo. Traçar estratégias e metas de divulgação é fundamental para criar engajamento e resultados para suas campanhas.

Mito: não é necessário utilizar posts pagos em redes sociais

É possível obter bons resultados com publicações orgânicas, mas investir em publicações patrocinadas é uma forma muito eficiente de alcançar ainda mais seu público-alvo. Não descarte essa ideia e conte com retornos bem melhores.

Verdade: medir resultados é mais fácil no marketing digital

Trata-se de uma das maiores vantagens desse meio. Graças à tecnologia envolvida, é possível calcular o sucesso das suas campanhas e realizar ajustes sempre que necessário.

Mito: marketing digital não precisa de atenção constante

Por mais que você possa automatizar vários aspectos da sua campanha, ainda assim um microempreendedor precisa ficar de olho nos seus resultados. Caso perceba que os números não estão adequados, é necessário readequar as estratégias para atingir as metas.

Verdade: novas ideias podem surgir todos os dias

O que é tendência hoje vai se tornar ultrapassado eventualmente. No futuro podem aparecer ideias inovadoras que você precisa aproveitar. Nunca deixe de acompanhar as novidades dessa área para poder contar com as melhores oportunidades.

Tendo em mente cada um desses mitos e verdades sobre marketing digital, o microempreendedor já possui todas as informações que precisa para começar a atuar nessa área. É necessário compreender muito bem o público-alvo que está tentando atingir e, claro, conhecimento aprofundado sobre sua área de atuação.

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