Empreendedorismo Gestão

Gestão estratégica: por que montar um plano de negócios?

Muitos empreendedores se perdem no caminho dos negócios. Isso acontece com aqueles que não entendem o conceito de gestão estratégica. Podemos definir a gestão estratégica como um conjunto de técnicas que ajudam a tomar decisões e pensar sobre o papel da empresa na sociedade.

Com uma gestão estratégica bem definida, registrada em um plano de negócios, é possível pensar no futuro do sua empresa.

Nunca pensou em colocar no papel os seus processos de gestão? Então, este artigo foi feito para você. Confira as dicas que preparamos e coloque em prática hoje mesmo!

Por que um plano de negócios é importante?

Ter um plano de negócios confere diversas vantagens para a sua empresa, mas o que deve ser levado em consideração é que ele é essencial para manter uma gestão estratégica e focada no futuro da sua organização.

Todo empreendedor deveria investir tempo na criação de um plano de negócios para ter um norte a seguir, pois é melhor errar no papel do que na prática. Confira outros benefícios de elaborar um plano de negócios:

Ter um plano de negócios ajuda na relação com investidores e parceiros

Quem pensa em aumentar os lucros sabe da importância de construir relacionamento com clientes e parceiros. Mas como você apresenta a sua empresa para os investidores? Sem estruturar as ideias no papel, é comum transmitir informações vagas, não passar credibilidade e não ter um padrão de contato.

Possibilita avaliar a evolução do seu empreendimento

Como você vai avaliar o sucesso do seu empreendimento sem ter metas e objetivos? Ou sem saber a média de lucro do mercado no seu setor? Um plano de negócios vai oferecer parâmetros para medir os seus resultados.

Ajuda a enxergar os seus pontos fortes e fracos

O uso da gestão estratégica vai permitir a você conhecer e aprender com os seus erros e também saber a natureza deles. Assim, fica mais fácil fazer uma avaliação e modificar apenas aquilo que não estiver gerando o resultado esperado.

Permite conhecer o mercado

Com um plano de negócios escrito, o empresário vai ter uma visão global de como funciona o mercado e entender as necessidades do público-alvo. Quando bem utilizados, esses conhecimentos fazem com que a sua empresa esteja sempre à frente da concorrência.

Como montar um plano de negócios e melhorar a minha gestão estratégica?

Criar um plano de negócios envolve registrar informações sobre o mercado, concorrentes, público-alvo e responder a essas perguntas básicas:

  • Qual é a sua missão? Fale sobre o propósito da sua organização, por qual razão você criou a empresa. Um exemplo de missão seria “Garantir a excelência na entrega de produtos de informática”.
  • Qual é a visão da sua empresa? A visão é a convicção que direciona a sua empresa e mostra como ela quer ser vista por todos. Exemplo: “Ser referência no mercado em que atua no Brasil”.
  • Quais são os seus valores? São os princípios que guiam a sua empresa, como “Colocar o cliente sempre em primeiro lugar”, “Responsabilidade Social” etc.
  • Quais são os seus objetivos? Devem ser coerentes, viáveis e mensuráveis. Eles serão um norte a ser seguido por todos os colaboradores da empresa. Por exemplo: “Aumentar o faturamento em 15% até 2018”.

Agora que você já entende a importância de montar um plano de negócio para a sua gestão estratégica, por que não continuar aprendendo? Assine a nossa newsletter e receba sempre conteúdos úteis no seu e-mail!

voltar
Cancelar