saiba 6 erros que sua equipe de vendas nao pode cometer

6 erros que sua equipe de vendas não pode cometer

Fatores como o perfil exigente do consumidor moderno e a alta competitividade do mercado têm contribuído diretamente com a necessidade de implementação de novas estratégias de negócios nas empresas atuais.

Nesse contexto, a equipe de marketing e a equipe de vendas precisam desenvolver metodologias de prospecção de leads cada vez mais assertivas. Assim, é possível garantir bons resultados diante de seus concorrentes.

Para que a empresa possa crescer, é necessário mensurar os impactos de suas decisões e otimizar a produtividade do negócio. Por isso, no post de hoje, mostramos os principais erros que sua equipe de vendas não pode cometer. Acompanhe!

1. Não ouvir o que o cliente tem a dizer

Como o vendedor identificará as preferências de consumo de seu cliente, para poder ofertar os produtos mais adequados, se não sabe ouvir o que ele tem a dizer? Infelizmente, esse é um erro que muitos profissionais de vendas cometem todos os dias, afetando diretamente os resultados da empresa.

É preciso conhecer as necessidades de seus clientes para aumentar suas chances de negociação. Para isso, é importante saber ouvi-lo. Portanto, paciência, compreensão e saber a hora de falar são os principais pré-requisitos para um bom vendedor.

2. Ofertar descontos com facilidade

Quem é que não adora uma promoção ou desconto, não é? Eles são um dos recursos mais poderosos do varejo, podendo reverter até mesmo situações de vendas consideradas perdidas.

Entretanto, é preciso saber o momento certo para usar esse artifício a favor da empresa. O que acontece é que muitos vendedores desperdiçam essa ferramenta no primeiro sinal de resistência que o cliente oferece.

Além de descredibilizar o produto e o vendedor, oferecer descontos com facilidade cria maus hábitos de consumo por parte dos clientes. Para evitar esse tipo de problema, é necessário munir a equipe com propostas, argumentos e estratégias de “contra-ataque”.

Os vendedores também precisam ter em mente qual é o valor máximo que estão autorizados a descontar para que possam elevar sua margem de negociação com o cliente, aumentando suas chances de concretizar a venda.

3. Desistir da venda

A falta de planejamento e a inexperiência da equipe de vendas podem afetar significativamente o índice de conversão da empresa.

A negociação com o cliente passa por diversas etapas. Entre elas, muitas vezes, há distanciamento entre o vendedor e o lead, o que acaba gerando a desistência da venda.

A melhor estratégia é investir em seus próprios atributos, conhecer os produtos e melhorar sua capacidade de argumentação. Em média, os vendedores realizam 2 follow ups até desistirem da venda, mas são necessários pelo menos 5 para obter sucesso.

4. Ser passivo

A profissão do vendedor exige um perfil mais imponente, comunicativo e competitivo. Entretanto, não é incomum nos depararmos com vendedores passivos que, basicamente, aguardam as vendas se concretizarem sozinhas.

Um bom vendedor utiliza todos os recursos que pode a seu favor, como a sua rede de relacionamentos, sua criatividade, indicações e até mesmo seu banco de contatos de clientes antigos para prospectar novos leads.

5. Não estipular metas

A meta é o que impulsiona o caminho para os melhores resultados, tanto no comércio varejista como atacadista. Por isso, não estipular metas é como trilhar um caminho sem um mapa.

A empresa deve estabelecer metas competitivas, porém realistas, para toda a sua equipe de vendas. Considere sempre a capacidade de cada vendedor, o tempo médio de concretização e os recursos que ele tem a seu favor.

6. Não conhecer o seu produto

Parte do trabalho de um vendedor é passar confiança ao cliente a respeito do produto em questão, mas como é possível transmitir credibilidade quando você não sabe do que está falando?

Quando o consumidor procura suprir suas necessidades por meio de um produto, ele certamente terá questionamentos específicos acerca do item. Assim, o profissional de vendas precisa ter conhecimento sobre o assunto para oferecer o suporte necessário.

Além de aumentar as chances de concretizar a venda, isso fideliza o cliente, pois ele sabe que poderá contar com o estabelecimento comercial para necessidades futuras.

Gostou de conhecer os erros que sua equipe de vendas não pode cometer? Então, aproveite para descobrir também como um CRM pode te ajudar a ter melhores resultados em vendas!