Ecommerce veja 6 vantagens microempreendedores

E-commerce: veja 6 vantagens para microempreendedores

Muitos microempreendedores se deparam com o desafio de ampliar suas vendas e investir em novos canais para permanecerem firmes no mercado. Uma das opções de investimento é arriscar e entrar no e-commerce.

Investir em algo novo sempre gera muitas dúvidas, principalmente quando se fala em mudar toda a forma de venda e posicionamento da empresa. As dúvidas variam desde os valores envolvidos nesse investimento até em como atuar nele.

Pensando nisso, no post de hoje reunimos 6 vantagens que provam que a criação de um e-commerce é um bom investimento para os microempreendedores. Confira!

1. Mercado em crescimento

O mercado virtual brasileiro já movimenta mais de 44 bilhões de reais anuais e conta com crescimento previsto para 2017 de 7,4% nominais, indo contra todos os outros setores da economia — de acordo com o relatório Webshoppers feito pelo Ebit e Buscapé.

Hoje, pelo menos 1/4 da população já realizou alguma compra através da internet. Além disso, a adoção do hábito de realizar transações online é cada vez maior por conta da comodidade de fazer compras de qualquer lugar por diferentes canais, até mesmo via smartphone.

Esses dados mostram como esse é um mercado atrativo para quem busca aumentar suas vendas, se destacar no comércio e abandonar de vez o varejo tradicional — que está cada vez mais saturado e competitivo.

2. Investimento inicial baixo

Quando comparado a uma loja física, o investimento inicial de um e-commerce é muito mais atrativo. Para abrir um estabelecimento, os custos envolvem aluguel de um local, reformas, mobília, equipamentos, contratação de funcionários e aquisição de estoques, tudo isso antes mesmo de começar a operação.

Enquanto isso, para dar início à sua loja física, é necessário investir apenas na construção e na hospedagem da loja virtual. Além do investimento reduzido, o tempo para dar início às atividades é bem menor e facilita o retorno do capital de forma mais rápida.

3. Menores custos

Assim como o dinheiro investido inicialmente, o custo de manutenção do e-commerce é menor que o de uma loja física, uma vez que não existem despesas mensais como energia elétrica, aluguel, água e tributos — como o IPTU, por exemplo.

Os custos em manter uma loja virtual envolvem apenas a manutenção do site, da plataforma de vendas, a logística e o investimento em marketing.

4. Vendas a qualquer momento

Uma loja física possui horário fixo para abrir e fechar e, normalmente, seu funcionamento é de segunda a sábado entre as 08 h e 18 h. Isso limita o período que a empresa pode realizar vendas, o que não acontece em uma loja virtual.

O e-commerce pode funcionar 24 horas por dia em todos os dias da semana, o que aumenta as possibilidades de vendas e visitas.

5. Alcance geográfico ampliado

Outro diferencial de uma loja online é a possibilidade de vender para diversas regiões e não se limitar apenas a um bairro ou cidade, como acontece com uma loja física.

Para realizar esse serviço de entregas, basta criar um relacionamento com boas transportadoras e garantir que a logística seja bem realizada para que todos os clientes recebam seus pedidos dentro do tempo estipulado.

6. Opções completas

Atualmente, existem plataformas completas para os microempreendedores que desejam fazer investimentos mais certeiros no meio virtual. Isso porque elas são especializadas no segmento de e-commerce e fornecem ambientes para construir a loja online e integrá-la com outros sistemas da empresa.

Essas plataformas ainda contam com ambiente de pagamentos já disponível e atendimento 24 horas para solucionar dúvidas, o que torna todo esse processo mais simples e eficiente.

E então, percebeu como essas vantagens mostram como o e-commerce é uma aposta inteligente para microempreendedores que buscam mais clientes e é uma oportunidade de criar uma marca forte no mercado?

Se você gostou dessas dicas sobre as vantagens de montar uma loja virtual, não deixe de nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades! Estamos no FacebookTwitterInstagram e Google+.

One thought on “E-commerce: veja 6 vantagens para microempreendedores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *