
Custo de aquisição de clientes: como calcular o CAC para adquirir novas oportunidades?
Todas as empresas buscam maneiras de aumentar as vendas e os lucros. Para isso, traçam diferentes estratégias para atrair mais clientes e fidelizar aqueles que já conhecem a marca. Mas qual é o custo de aquisição de clientes? Quais são os meios que trazem melhores resultados, com investimento mais baixo?
Essas questões são importantes para avaliar e direcionar as ações de uma empresa na busca de novos negócios. O CAC, ou custo de aquisição de clientes, é uma das métricas mais importantes de qualquer negócio e você precisa entendê-la.
Neste post vamos mostrar a importância do custo de aquisição de clientes e como ele pode ajudar sua equipe a tomar decisões mais acertadas. Confira!
O que é custo de aquisição de clientes?
O CAC está relacionado ao valor que envolve a aquisição de um novo cliente, ou seja, o valor gasto para transformar um consumidor em cliente.
Hoje, as empresas utilizam vários meios para buscar leads, seja pelas redes sociais, por sites de pesquisa, por e-mail marketing, blog, eventos etc. Cada tipo de contato tem seu impacto e seu custo.
Investir em anúncios no Google Adwords, impulsionar campanhas no Facebook, manter um blog atualizado: todas essas ações geram resultados para a empresa mas têm custos diferentes. A função do CAC é justamente levantar esses custos e compará-los aos resultados.
Como calcular o CAC?
Para calcular o custo de aquisição de clientes é necessário levantar alguns dados. Lembre-se que essa análise é feita em determinado período de tempo. Os dados necessários são:
1. Custos do setor de marketing
- salários;
- ferramentas usadas na gestão;
- investimento em mídia paga (eventos, campanhas patrocinadas, brindes etc.).
2. Custos do setor de vendas
- salários e custos com recursos humanos (incluir comissão);
- ferramentas usadas na gestão;
- viagens e equipamentos para contato.
3. Número de novos clientes
Agora você precisa coletar o número de clientes novos que foram conquistados dentro do período avaliado. Se houver clientes que foram atraídos por outros meios que não tiveram os custos relacionados anteriormente (nos itens 1 e 2), desconsidere-os.
O cálculo é o seguinte:
CAC = (custo do setor de marketing + custo do setor de vendas) / número de novos clientes
Por exemplo, imagine um negócio que tenha os seguintes valores:
- custo do setor de marketing: R$ 5.000
- custo do setor de vendas: R$ 7.000
- número de novos clientes: 200
O CAC será: (5.000 + 7.000) / 200 = R$ 60
Quais são os benefícios de calcular o custo de aquisição de clientes?
O CAC é uma das métricas essenciais, e calculá-la gera vários benefícios para a empresa. Veja alguns deles:
- apoio na tomada de decisões, com estratégias mais acertadas;
- foco em melhores práticas e visualização de meios não tão interessantes;
- identificação da saúde do negócio.
Como reduzir o CAC?
Agora que você já sabe o significado e a importância do custo de aquisição de clientes, deve estar se perguntando como reduzi-lo, não é mesmo? Veja então essas dicas:
- concentre-se nos meios de atração com maior retorno;
- utilize as redes sociais para impulsionar a visibilidade da marca (publicidade gratuita);
- invista em marketing de conteúdo;
- invista em vendas diretas;
- construa relacionamentos mais próximos.
Como vimos, o custo de aquisição de clientes é uma das métricas essenciais para qualquer negócio. Com ele, pode-se traçar estratégias de marketing mais eficazes e eliminar custos desnecessários, que abalam as finanças da empresa.
Para calcular, defina um período de tempo, levante os custos envolvidos e o número de novas aquisições. Faça o cálculo e verifique como anda a saúde do seu negócio.
Se você possui uma empresa de vendas pontuais, avalie se o CAC é menor que seu ticket médio. Se for, ele está bom. Se sua empresa faz negócios recorrentes, avalie o tempo que determinado cliente faz compras e quanto ele gasta nesse período. Assim, se o CAC for menor que o faturamento, sua empresa terá lucro.
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