Finanças

Conheça 5 práticas essenciais para reduzir os custos da sua empresa

Reduzir os custos da empresa é uma tarefa crucial para garantir uma boa lucratividade e diminuir o risco do negócio sofrer prejuízos. Isso porque gastos elevados comprometem uma fatia do lucro para cobri-los, além do fato de que é sempre necessário manter o faturamento alto, garantindo que os compromissos serão honrados.

No artigo de hoje vamos falar sobre algumas práticas que vão ajudar na redução de custos e melhora dos resultados. Confira!

1. Renegociação com fornecedores

Uma excelente forma de reduzir os custos da empresa é se reunindo com os fornecedores e buscando obter descontos nos contratos. Isso pode ser feito por meio de parceria exclusiva, descontos por volume, abrir oportunidade para novas empresas fornecerem ou mesmo tentando garantir os preços, mesmo que a quantidade e frequência de itens comprados seja menor.

Qualquer alteração favorável, por menor que seja, pode fazer uma grande diferença no final do ano.

2. Centralização do setor de compras

Quando todas as aquisições são centralizadas em um setor, o processo se torna mais uniforme e com maiores garantias de que a melhor decisão será tomada. Isso porque existe todo um roteiro que precisa se seguido, além da aprovação do gerente para compras de alto valor, garantindo que tudo foi feito com base na estratégia da empresa.

3. Revisão dos gastos com telecomunicações

Os gastos com telecomunicações podem ser bem relevantes quando não são controlados. Um meio de reduzir os custos ligados a essa área é controlando o uso dos telefones — ramais e celulares corporativos — e repassado para cada gestor o gasto mensal da sua equipe.

Além de conscientizar a equipe a respeito do mau uso dos recursos e seus impactos nos resultados, é importante adotar alternativas que ajudem a diminuir os gastos. A utilização de telefonia VoIP e comunicadores internos são excelentes opções.

4. Mapeamento dos processos

Outro aspecto fundamental na redução de custos é a realização de mapeamento periódico dos processos. Essa análise dos métodos de trabalho ajuda a identificar falhas que levam a desperdícios, produtividade ineficiente e má utilização dos recursos, por exemplo, que geram um aumento dos custos operacionais.

Quando todos os problemas são identificados, é necessário criar soluções para eliminá-los — ou mesmo minimizar seus impactos negativos —, além de formalizar o novo padrão de cada rotina que foi modificada, fazendo com que os colaboradores tenham ciência dessas mudanças e as apliquem na prática.

5. Consumo consciente

O consumo consciente também é outro aspecto fundamental para reduzir os custos. É preciso conversar com a equipe sobre a economia de recursos e a importância da colaboração de cada um. Nesse sentido, vale a pena falar sobre economia de papel, de energia, de telefonia e da utilização dos materiais auxiliares, por exemplo.

Como podemos perceber, existem diversas ações que podem ser facilmente implantadas na empresa e que ajudam a reduzir os custos operacionais. Em alguns casos, a economia já pode ser percebida em curto prazo — como mudanças nos hábitos de consumo e na renegociação com fornecedores, por exemplo.

Gostou desse artigo? Então aproveite e compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam essas alternativas para redução de custos!

voltar
Cancelar