aprenda a criar um sistema de marketing multinivel 2

Como Criar um Sistema de Marketing Multinível? Aprenda aqui!

Pensar em um sistema de marketing multinível (MMN) é considerar uma completa otimização de todos os processos envolvidos em seu negócio. Para começar, porém, é necessário definir o que, de fato, é o Marketing Multinível.

Pode-se dizer que ele é um modelo de vendas em que um revendedor ou colaborador possui participação nos lucros das vendas realizadas por ele e, também, da rede de vendedores que ele criou. Dessa maneira, é possível ter ganhos de forma direta ou indireta (a partir do recrutamento de novos vendedores).

Independentemente dos objetivos que a sua empresa tenha atualmente (fortalecimento de marca, aumento de vendas etc.), a implementação desse sistema pode ajudar bastante, uma vez que pode fazer com que seus produtos e serviços se tornem mais conhecidos, além de uma rede de pessoas dispostas a promovê-lo no mercado.

Ele também apresenta alguns desafios que precisam ser superados para atingir os resultados desejados. Entretanto, sua utilização é decisiva e pode ser o que falta para alavancar seus lucros. Quer saber mais? Confira o post a seguir!

Quais são as vantagens do marketing multinível?

Você pode contar com os inúmeros benefícios do marketing de rede. Veja alguns motivos para você usar o MMN agora mesmo!

Acúmulo de ganhos

Quando os revendedores conseguem montar suas próprias equipes e desenvolvê-las de forma consistente, sua empresa terá ainda mais lucros, uma vez que mais pessoas se interessarão e comprarão seus produtos ou serviços.

Reconhecimento de marca da empresa

Além disso, a marca da sua empresa será mais reconhecida no mercado, uma vez que seus colaboradores divulgarão seus serviços e produtos, levando-os para lugares em que eles não eram tão conhecidos.

Engajar pessoas com a marca

O marketing multinível pode ajudá-lo a aumentar o engajamento das pessoas com sua marca. Os vendedores, normalmente, vestem a camisa da equipe, se apaixonando pela empresa e pelos produtos e serviços comercializados. Dessa forma, é mais fácil fazer com que os próprios consumidores também tenham esse sentimento.

Por que criar um sistema de marketing multinível?

Porque ele facilita principalmente a gestão de negócios como um todo. As estratégias de marketing multinível podem ser empregadas em modelos de vendas diretas, dando autonomia para que seus distribuidores independentes criem redes próprias de afiliados.

Isso significa uma evolução contínua das vendas em diferentes níveis, já que qualquer pessoa dentro do time pode recrutar novos vendedores e assim por diante. São várias “camadas” de ação que resultam em maior alcance daquilo que você pretende vender.

Ou seja, há uma propagação quase que espontânea da sua ação de marketing, facilitando a tarefa de vender os produtos ou serviços de dentro da própria empresa.

Cada representante lidera suas próprias ações e fica responsável por suas metas, fazendo com que todos os envolvidos no processo de vendas se envolvam com a marca.

Como criar um sistema de marketing multinível?

Para criar um sistema de vendas eficiente, é possível recorrer a empresas que sejam reconhecidas no mercado e produzam esse tipo de software.

Além de otimizar o tempo e automatizar uma boa parte das ações, o sistema de marketing multinível também ajuda a elaborar um relatório financeiro e permite acompanhar de perto os resultados alcançados pelas equipes responsáveis pelas vendas.

Por meio dele é viável dividir as equipes de acordo com a proximidade em relação ao vendedor da empresa e segmentar a rede segundo fatores, como resultados e metas.

Assim, você não só aplicará o marketing multinível em seu empreendimento, mas também terá uma poderosa ferramenta de gestão para acompanhar as variações e analisar qual estratégia é a melhor para o negócio.

Procure, então, dar preferência aos desenvolvedores que saibam escutar as suas necessidades específicas e ofereçam suporte 24 horas.

Quais funcionalidades ele deve ter?

O sistema de MMN é um motor para a sua equipe de vendas. E para que seus objetivos se cumpram, ele deve oferecer algumas funções básicas. Veja quais funcionalidades essenciais!

Acompanhamento de métricas

Disponibilizar as métricas necessárias para acompanhar o desempenho dos representantes é essencial para que seu negócio possa crescer em médio e longo prazo, uma vez que você terá indicadores disponíveis para ver como melhorar os resultados.

Possibilitar o cadastro dos revendedores

Ter um sistema de cadastro e acompanhamento de revendedores também é uma funcionalidade útil. Com ela, você conseguirá acompanhar, de forma mais efetiva, as necessidades de seus colaboradores.

Não se esqueça de ter uma rotina de bonificações, além do controle das compras e vendas dos seus revendedores. Tudo isso dará uma compreensão mais ampla de como o processo de vendas é realizado.

Estar alinhado aos princípios do marketing digital

Um sistema pode fazer com que sua empresa esteja mais adequada aos conceitos e princípios do marketing digital. Dessa forma, tanto você quanto seus colaboradores poderão atrair mais clientes, de forma efetiva, a partir das mídias sociais.

Estruturar o processo de vendas

Para que sua marca consiga se consolidar no mercado, você deve ter seu processo de vendas estruturado. Por isso, seu sistema precisa ajudá-lo nisso, como, na integração de módulos de pagamento, possibilidade de uso de lojas virtuais e formas de pagamento possíveis.

Estabelecer o preço mais adequado

Seu sistema deve ajudá-lo a entender qual o valor é compatível com a filosofia do MMN, a fim de proporcionar um bom pagamento para os vendedores e distribuidores sem deixar o produto excessivamente caro.

Criação de eventos periódicos

Por fim, crie um sistema para desenvolver e engajar seus vendedores e distribuidores a participarem de eventos. Isso é útil para melhorar a comunicação da marca e fazer com que toda a empresa esteja unida em prol do fortalecimento do negócio e de maiores lucros.

Com um sistema de marketing multinível fica muito mais fácil lidar com a gestão financeira de sua empresa e obter lucros maiores. Para tanto, é importante que seu negócio seja bem planejado, sabendo exatamente o que será feito em cada etapa. Assim, sua empresa deverá crescer de forma consistente e evitará problemas repentinos.

Você já tem um sistema de marketing multinível? Comente agora mesmo este post, mostrando suas dúvidas, problemas e desejos quando o assunto é MMN. Estamos prontos para ajudá-lo.


images2Flanding page2F3302802Fpost redes sociais ebook o que e mmn

One thought on “Como Criar um Sistema de Marketing Multinível? Aprenda aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *