Empreendedorismo

Como criar um relatório de pagamento? Aprenda aqui!

Saber administrar um empreendimento é a peça chave para o desenvolvimento e sucesso de qualquer negócio. Contudo, sem um bom relatório de pagamento, gerenciar essas informações pode ser complicado.

Para ter um bom controle das finanças é primordial o uso de um software de gestão. Desta forma, esse sistema pode lhe auxiliar no controle das informações de forma quantitativa e qualitativa.

Quando falamos em empreendimento, estamos falando também de pessoas. Ter colaboradores que trabalham com você requer recursos financeiros. Automaticamente, ter um controle dessa despesa é essencial para a saúde financeira da empresa.

Pensando nisso, separamos informações importantes para você! Ficou curioso? Continue lendo!

O que é um relatório de pagamento?

O relatório de pagamento é, basicamente, um documento que retém todas as informações importantes destinadas ao pagamento dos colaboradores. É ele que relata todas as ligações financeiras entre o empregado e a empresa.

Por conter dados relevantes, além de desempenhar a função gerencial, ele é um resguardo, pois demonstra todos os eventos realizados na folha de pagamento.

Muitas vezes os empresários, com a intenção de economizar, dispensam a contratação de um sistema. O que eles não sabem é que essa ferramenta pode ser a geradora de informações cruciais para a organização.

Entender que os relatórios são fontes de informações, ou seja, são documentos que servem como base para a tomada de decisão, é um dos pilares para o aprimoramento da gestão.

Qual a importância do relatório?

O relatório é o alicerce para que o administrador verifique a atual situação da empresa, os pontos em que precisam ser reestruturados, os gastos e também as utilizações adequadas do orçamento.

Com o uso dessa ferramenta, é possível analisar o histórico do funcionário, ou seja, quanto a empresa desembolsa com seus colaboradores. Desta forma, os gestores conseguirão alinhar o padrão de custo x benefício.

Um bom relatório deve, ainda, ser alimentado com informações realmente relevantes para a empresa, gerando valor para a tomada de decisão.

O que deve conter nesse relatório?

Nesse relatório, constarão todos os valores pagos. Como se trata de despesas, é importante estar atento a essas informações. Primeiramente, devem constar os dados de identificação do colaborador, ou seja, todas as particularidades dessa pessoa. Veja algumas delas:

  • cargo;
  • valor bruto da remuneração;
  • benefícios;
  • endereço do colaborador;
  • número de dependentes;
  • setor;
  • valor líquido;
  • data de pagamento;
  • período de férias.

De posse dessas informações, pode ser calculada a folha de pagamento. Nessa etapa, é realizada a análise dos dados, e, para isso, utiliza-se as informações que constam no cartão ponto na verificação das horas trabalhadas.

Também são verificados os valores das deduções legais, além das frequências e faltas no trabalho. Enfim, esse relatório demonstrará de forma mais objetiva os valores que estão sendo pagos, gerando recursos aos gestores, de forma que eles possam avaliar se os resultados estão de acordo com o esperado.

Por que manter o relatório atualizado?

Cada empresa possui suas particularidades e essas podem mudar com o passar do tempo. Por isso, não necessariamente é o relatório mais complexo que lhe dará mais resultados, mas sim aquele que se adapta à realidade da empresa. Afinal, de nada adianta ter informações precisas, mas tardias.

Toda e qualquer mudança no quadro de empregados, certamente gerará alterações também no seu relatório. Assim, a constante atualização dos dados é essencial para uma provisão mais exata. E, além de evitar retrabalhos, ter as informações atualizadas é estar alinhado com as obrigações trabalhistas.

Saber criar e analisar de forma correta é a peça chave para o desenvolvimento das organizações. E, com nossas dicas, agora você está atento a isto. Gostou de saber como criar um relatório de pagamento? Então assine nossa newsletter e receba dicas diárias para a gestão da sua empresa!

voltar
Cancelar