como aliar o marketing e o canal de vendas diretas

Como aliar o marketing e o canal de vendas diretas

O cenário econômico brasileiro tem sido envolvido nos últimos anos por uma grave crise, o que afetou de maneira negativa a confiança dos consumidores, que passaram a conter mais os gastos, temendo uma intensificação das consequências desse panorama, até mesmo a perda do emprego. Nesse momento, você, empresário, precisa ter jogo de cintura. Aliar marketing e vendas diretas pode ser a melhor saída.

Os consumidores já são naturalmente desconfiados das estratégias utilizadas pelas empresas para conseguir atrai-los. Em momentos de baixa do mercado, essa desconfiança é reforçada com propósitos mais fortes.

A melhor notícia é que é possível sim contornar esses problemas, desde que você consiga desenvolver uma estratégia de marketing aliada às vendas diretas de modo eficaz. Continue a leitura e descubra como!

Utilizando canais de marketing

O marketing é indispensável para qualquer negócio que queira se manter no mercado e atingir bons resultados. O motivo disso é, principalmente, a ampliação da concorrência que ocorre diariamente. Veja a seguir algumas maneiras de colocar em prática ações estratégicas voltadas para o seu mercado por meio do marketing.

Identifique seu público-alvo

O desafio inicial de todo empreendedor deve ser o de identificar as principais características dos seus potenciais consumidores, não somente a idade, o sexo e onde moram; mas também quais seus cargos, quanto ganham, se têm filhos, como se locomovem, se têm tempo livre ou são bastante atarefados, etc.

Essas informações servem para a construção de uma persona, ou seja, uma caracterização semi-fictícia do seu cliente ideal. Tendo essa base, torna-se mais simples desenvolver abordagens que criem maior engajamento e identificação com sua marca, aumentando as chances de realizar vendas.

Esteja presente nas redes sociais

Esse é um ponto crucial na sociedade que vivemos. Quase todo mundo possui um perfil nas redes sociais, onde compartilham suas conquistas, alegrias e tristezas. É um espaço que possibilita interagir com seus clientes, esclarecer dúvidas, divulgar produtos, o que permite criar engajamento, construir autoridade e conquistar a confiança dos seguidores.

Segmente suas personas

Se, após mapear os seus clientes, identificar que há mais de uma persona, concentre-se em desenvolver campanhas específicas para cada público, pois assim as chances de conseguir atrair a atenção desses perfis distintos são bem maiores.

O Google Adwords e Facebook Ads têm ferramentas de links patrocinados com boa capacidade de segmentação, com as quais você determinar o perfil das pessoas que deseja impactar com suas campanhas.

Utilizando canais de vendas

Após todo o mapeamento realizado pela estratégia de marketing, as vendas diretas tornam-se muito mais frutíferas, visto que o público atraído é mais qualificado, principalmente por conter pessoas que estão realmente interessadas no produto que você vende.

Veja algumas maneiras de incentivar as vendas:

 Marketing Multinível

As pessoas têm uma tendência maior a adquirir produtos e serviços de empresas indicadas por seus amigos e familiares. Portanto, criar um programa de bonificação voltado para seus atuais clientes, sempre que indicarem novos consumidores, é uma ótima alternativa, com grandes chances de sucesso. Empresas como Amway, Mary Kay e Shopping Club utilizam o multinível como estratégia de venda.

Venda Direta (Catálogo)

Grandes companhias, como Avon, Natura e Jequiti, investem fortemente nas vendas diretas.

Se sua empresa dispor de um produto ou serviço interessante, que se encaixe nesse perfil, pode inclusive fazer uma proposta de parceria para pessoas que já revendem produtos de outras companhias, para que elas também possam divulgar os itens do seu catálogo, ampliando a atuação da sua marca.

Como pudemos notar até aqui, aliar marketing e vendas diretas é algo que pode contribuir de modo certeiro na sua estratégia comercial, aumentando os lucros significativamente. E, como nos exemplos citados, é um modelo de vendas utilizado por empresas de sucesso presentes no mercado, o que comprova sua eficácia.

Esperamos que tenha gostado das informações que apresentamos até aqui. Caso queira descobrir mais sobre o marketing multinível, entre em contato conosco.