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Branding: 4 dicas para fortalecer a sua marca na internet

Na era da informação, as marcas e os consumidores ganharam novos pontos de contato. Organizações ganharam a oportunidade de atingir seus públicos nas horas mais propícias para consumo, e os usuários passaram a se comunicar com as empresas de forma rápida, melhorando o potencial de engajamento das campanhas.

Porém, investir em comunicação on-line requer muita pesquisa e capacidade de escuta. Se você quer aumentar o reconhecimento da sua marca, fortalecer o relacionamento com seu público e, consequentemente, melhorar sua performance no mercado, confira nossas dicas de branding para a internet!

O que é branding?

O branding é uma atividade estratégica que cuida de todos os pontos de contato entre um consumidor e uma marca. Dessa forma, ele abrange também ações de conceituação e planejamento, indo além da identidade visual da organização. O objetivo é alcançar uma posição singular na mente do consumidor.

Definir ações de posicionamento não se trata de gritar valores para o mercado. Na verdade, ele se refere ao conjunto de esforços estratégicos que uma marca adota para se tornar relevante para seu público.

Não adianta dizer por aí que você é a favor do empoderamento feminino, por exemplo, se a sua organização ainda é marcada por desigualdades de gênero.

Quando a marca se preocupa em evidenciar seus diferenciais, ela fortalece a personificação e relações interpessoais. Vendendo experiências e conquistando credibilidade, a marca passa ao patamar de objeto de desejo.

Como é possível fortalecer sua marca na internet?

Proporcionar experiências singulares para o cliente, on-line e off-line, significa entendê-los como ninguém. Isso requer uma análise de todos os aspectos da marca, bem como o alinhamento das suas diretrizes estratégicas.

Confira algumas dicas práticas para fortalecer o relacionamento com o seu público na internet!

1. Posicione-se

A sua marca não pode ser sobre tudo. É preciso fazer escolhas, apropriando-se de atributos funcionais. Se você tem uma marca de cosméticos para cuidados dermatológicos, por exemplo, você pode abraçar os conceitos de “cuidado” ou “proteção”.

Essa é uma definição estratégica. Você deve escolher o que destaca sua empresa em relação à concorrência ou o que possa valorizá-la no mercado nos próximos anos, e fortalecer esse ponto.

2. Faça uma pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é uma etapa de diagnóstico que ajuda a equipe a mergulhar nas características do público-alvo. Ela mostra o que pode atingir a audiência quando o assunto é o atributo escolhido pela marca. Assim, a pesquisa traz direcionamentos essenciais para a estratégia de branding.

Agora que você passou a entender o anseios dos consumidores sobre a sua marca, é hora de transformar esses dados em estratégias de marketing. Encontre o propósito da sua marca e a transforme em uma frase de efeito, que possa ser memorizada.

3. Explore o potencial das mídias sociais

A tecnologia estreitou os laços entre empresas e consumidores. Ela não só melhora o engajamento da audiência, como também cria um canal de atendimento rápido, melhorando a experiência do cliente.

Segundo uma pesquisa da Hi-Mídia, 65% dos internautas acompanham uma marca nas redes sociais pela relevância do conteúdo postado. Portanto, é preciso ir além de postar somente anúncios de produtos e serviços ou usar as redes apenas como SAC.

Entenda qual é a personalidade da sua marca e que tipo de entonação ela deve ter ao se comunicar com o público. Qual é o estilo de imagem que pode combinar com essa postura?

4. Mantenha a consistência

Agora que você já definiu bem o propósito da marca, desdobre a essência dela em diversas ações. Um bom exemplo disso é a RedBull, que imprime o seu posicionamento em todos os pontos de contato da marca com o cliente: ele está no estilo de vida que ela propõe, nos eventos que apoia, dentre outros.

Outra ação importante para o branding é ter uma consideração tão grande com o público interno quanto o externo. Colaboradores engajados ajudam a potencializar as chances de sucesso. O branding deve vir de dentro para fora, e um bom treinamento pode melhorar o desempenho dos seus representantes de vendas.

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