Vendas

Afinal, o que é um funil de vendas?

Você ou sua empresa trabalha naquele velho conceito de abrir as portas e esperar que o cliente entre? Se sim, é bom se preparar, pois não demorará muito e elas podem não mais abrir! A causa disso, porém, é bastante simples: você não sabe o que é um funil de vendas e como utilizar suas estratégias para conquistar clientes.

Hoje, em um mercado cada vez mais competitivo, onde as estratégias virtuais também se tornaram ferramentas para melhorar vendas, não basta apenas abrir suas portas. É preciso se engajar cada vez mais para conseguir novos consumidores.

Se você não conhece o funil de vendas e não sabe como utilizá-lo na sua estratégia de marketing, tenha calma! Neste post, você descobrirá tudo sobre o assunto. Confira!

O que é um funil de vendas?

Conhecido também com ‘pipeline’, o funil de vendas é todo o processo de acompanhamento — ou condução — do cliente, desde o primeiro momento em que ele conhece o seu produto ou serviço, abstrai uma demanda e finaliza a compra.

Resumidamente, o funil de vendas pode ser dividido em três fases:

  1. Consciência (ou conhecimento);
  2. Demanda (busca de produtos);
  3. Aquisição (ou compra).

Em termos práticos, é um processo bem definido com início, meio e fim.

Como conseguir um cliente?

Em primeiro lugar saiba que, por mais atrativo e necessário que seja seu produto e serviço nem todo mundo o conhece — e continue com isso em mente se quer crescer em um mercado cada vez mais competitivo.

Atraia o potencial cliente pela consciência

Nessa fase, o importante é ser visto, notado e cobiçado. O trabalho aqui é atrair seus futuros clientes através da geração de leads e com o crescente aumento do desejo dele por aquilo que você oferece. Com essa consciência do consumidor, você transforma a fome dele em vontade de comer.

Mostre que é o melhor

O cliente já está convencido que precisa do produto ou serviço que acabe com a “fome” dele. Então, chegou a hora de mostrar que você tem a solução para resolver o problema dele ou aquilo que ele estava procurando no mercado.

Com certeza, o consumidor fará pesquisas. Ele quer o máximo de informações sobre o produto e serviço e, nessa hora, não pode haver erros. Todos os detalhes têm que estar na ponta da língua — seja do seu colaborador ou nas suas mídias online.

Esteja aberto à comunicação

Chegou a última fase. Depois de buscar por produtos e serviços semelhantes, o consumidor vai avaliar se você tem mesmo aquilo que ele procura. É aqui que o canal de comunicação entre a sua empresa e o cliente se torna aberto.

O seu negócio é, sem sombra de dúvidas, a melhor opção para o cliente. Então, se posicione com tal! Se você está entre as possibilidades de escolhas, é por que já conquistou a excelência com seu produto ou serviço. Por isso, tire todas as dúvidas que surgirem, seja infalível e finalize a venda.

A estratégia empregada no funil de vendas facilita a identificação e o passo a passo de cada etapa. Toda informação tem que justificar o lead empregado no processo e o desenvolvimento do conteúdo tem a missão de transformar potenciais clientes em reais compradores.

Entendeu o que é um funil de vendas? Reparou que as fases estão ligadas e uma depende da outra? Com as dicas que você acabou de ler, com certeza você conseguirá conquistar cada vez mais clientes para o seu negócio.

Gostou do conteúdo? Quer continuar aprendendo? Então baixe agora este e-book sobre como estruturar seu processo de vendas e otimizar seus resultados!

voltar
Cancelar