Gestão Vendas

A importância da bonificação para funcionários

Motivação, reconhecimento e aumento de produtividade são apenas alguns dos fatores que podem ser melhorados consideravelmente em uma corporação que pratica a bonificação para funcionários por trabalhos de excelência.

Mas para que esse tipo de premiação traga, de fato, melhorias para uma empresa, é preciso escolher a forma de premiar os colaboradores mais adequada à cultura e valores da organização.

Qual é a importância de criar um programa de bonificação para funcionários na empresa?

É importante que você saiba que os bônus estão sujeitos à legislação trabalhista normal. Ou seja, há a incidência de encargos trabalhistas e previdenciários, além da ocorrência do princípio da habitualidade (que é a permanência de uma situação ao longo de um tempo, sem interrupção, caracterizando vínculo entre as partes).

Em outras palavras: se o sistema de recompensa for concedido com alguma frequência, deverá ser incorporado à remuneração do funcionário.

E também é importante que sua equipe saiba que a incidência do Imposto de Renda é de 27,5%

Quais são os tipos de bonificações para funcionários?

Para começar, considere que, ao implementar uma política de bônus sólida, você estará investindo no desempenho de profissionais em que confia. E, consequentemente, em bons resultados para sua empresa.

Especialistas afirmam que, a menos que as empresas façam o que puderem para manter os funcionários satisfeitos, haverá um tremendo êxodo de talento quando a economia melhorar.

Resumindo: elaborar uma boa estratégia de bonificação implica não apenas recompensar um colaborador por atingir uma meta, mas também evitar que ele troque sua empresa pelo seu concorrente.

Bonificação por ideias

Ideias de ações eficientes e que trazem melhorias para as empresas são reconhecidas e o colaborador beneficiado recebe prêmios em dinheiro, vale-compras, horários flexíveis, folgas, placas, medalhas ou cursos – de acordo com o tipo de bônus que for mais desejado entre os funcionários participantes.

Nesse caso, o objetivo é premiar a iniciativa: você pode oferecer um bônus para funcionários mais participativos, que desenvolverem processos ou estratégias inovadoras, que futuramente possam aumentar os lucros.

Embora se trate de assumir um risco, com essa estratégia você poderá instituir uma cultura corporativa bastante favorável aos seus negócios.

Bonificação por equipe

O que define os times de trabalho premiados é o alcance de metas traçadas, conquista de novos clientes ou melhoria no atendimento, entre outras realizações – de acordo com as principais necessidades da empresa.

Bonificação por destaque (funcionário do mês)

O profissional de destaque é eleito pelos próprios colegas, que o avaliam de acordo com itens preestabelecidos.

Bonificação por superação (proatividade)

Pode ser destinada aos colaboradores que superaram as metas estabelecidas e, também, aos que mostraram grandes esforços, mas não atingiram as metas propostas.

Nesse caso, o objetivo é premiar a iniciativa: você pode oferecer um bônus para funcionários mais participativos, que desenvolverem processos ou estratégias inovadoras, que futuramente possam aumentar os lucros.

Embora se trate de assumir um risco, com essa estratégia você poderá instituir uma cultura corporativa bastante favorável aos seus negócios.​

O artigo sobre a importância da bonificação para funcionários foi útil para você? Quer receber mais conteúdos exclusivos como este? Então siga-nos nas redes sociais e fique por dentro das maiores novidades do mercado!! Estamos no Facebook, TwitterGoogle+ e no Instagram!

voltar
Cancelar