Empreendedorismo Gestão Marketing

5 dicas de gestão empresarial para iniciantes

Quando iniciamos um empreendimento, precisamos lidar com todos os tipos de situações, não é verdade? Seria muito bom se alguém nos oferecesse dicas de gestão para facilitar essa jornada.

Para sua sorte, o post de hoje traz algumas orientações para quem está abrindo o negócio e não domina ainda as tarefas para levar uma empresa ao sucesso.

Ficou interessado? Então confira nossas dicas agora mesmo!

1. Saiba quem são seus clientes

A compreensão do seu público é essencial para realizar um planejamento estratégico bem feito e acertar nas ações de marketing. É preciso compreender o comportamento, a rotina e os hábitos dos consumidores para fidelizar os clientes.

A partir do momento em que essas informações forem coletadas, você deve treinar sua equipe e capacitá-la a realizar um atendimento personalizado e que atenda às expectativas do consumidor.

2. Fuja da informalidade

É muito comum encontrar empreendedores que optam por não formalizarem a empresa para pagarem menos impostos. Saiba que essa atitude cria impedimentos jurídicos e governamentais e ainda limita o crescimento da organização.

Para não errar nessa questão, o indicado é contratar um contador para resolver as questões legais e garantir que a companhia pagará somente os impostos que abrangem o tamanho do seu negócio e setor de atuação.

3. Organize as finanças

Aqui vai uma dica muito valiosa: nunca misture as despesas pessoais e empresariais. Seja por aperto ou por desorganização, muitos gestores cometem essa falha e acabam comprometendo o capital do empreendimento.

O correto é definir uma retirada mensal sobre o lucro e o restante destinar para novos investimentos. Não deixe de manter o fluxo de caixa sempre atualizado por meio de planilhas ou softwares de gestão.

Não se esqueça também de realizar um planejamento financeiro para o período com a previsão de gastos e recebimentos para evitar investimentos acima do capital disponível.

4. Gerencie seu estoque

A gestão de estoque é outro fator de sucesso para um empreendimento. Inventários periódicos, compras de acordo com a demanda, organização, padronização, limpeza e a escolha de fornecedores são apenas algumas das funções do gerenciamento.

Ter a quantidade correta de produtos armazenados garante que todos os clientes sejam atendidos sem que haja perdas de itens vencidos ou mercadorias sem rotatividade. A falta de saída representa um investimento sem retorno e compromete as finanças.

5. Acompanhe os indicadores

A melhor maneira de conhecer a saúde da sua empresa é analisando os indicadores. Você já definiu os seus? Existem os índices de RH, de produção, financeiros, vendas, satisfação do cliente, crescimento, etc.

Além de acompanhar, o gestor também precisa desenvolver planos de ação estratégicos para reverter os números negativos. Nesse planejamento é preciso definir um responsável, um prazo, a ação, o retorno esperado e alguém para conferir os resultados.

Treinar a equipe é essencial para evitar que novos resultados desfavoráveis voltem a acontecer. Com o diagnóstico do problema, você consegue identificar qual é a falha no processo e agir de maneira corretiva.

É importante ressaltar que o sucesso de uma organização depende da administração de todos esses fatores citados acima, pois são igualmente importantes. Escolher apenas um setor de atuação impede que a empresa funcione de forma sistêmica.

O que achou das nossas dicas de gestão para iniciantes? Para ficar por dentro do melhor conteúdo para o seu negócio, assine agora mesmo a nossa newsletter!

voltar
Cancelar