Marketing

4 práticas de como elaborar um bom marketing sazonal

A quantidade de compras no seu negócio varia muito de acordo com a época do ano (como as férias)? Então, é recomendável que você tenha uma boa estratégia de marketing sazonal. Dessa maneira, você estará pronto para atender à demanda e se organizar para continuar firme nos momentos mais difíceis.

Neste artigo, você verá o que é marketing sazonal, como aplicá-lo no seu dia a dia e como começar a elaborar seu projeto de marketing. Preparado? Boa leitura!

O que é marketing sazonal?

Marketing sazonal se refere ao ato de vender em épocas específicas do ano, uma vez que há produtos e serviços que são mais requisitados em algumas épocas do ano do que em outras.

Caso essa seja a situação do seu negócio (ou de parte dele), é importante que o setor de marketing e vendas identifiquem quais são os momentos em que as aquisições mais aumentam. Dessa forma, será mais fácil para sua equipe aproveitar as oportunidades. Além disso, sua empresa poderá se organizar para enfrentar os momentos de baixa procura.

Como aplicá-lo no dia a dia?

Somente a criatividade da sua empresa pode limitar as aplicações das suas estratégias. Um empresário do varejo, por exemplo, pode aproveitar os momentos em que os produtos estão mais baratos para estocá-lo.

Assim, quando a procura aumentar (e o preço para seu negócio também), vocês terão maiores possibilidades de ter um preço competitivo no mercado. Nas demais datas, o estoque poderá ser menor e esse varejista pode encarar o momento como preparação para o próximo pico. Esse tipo de estratégia pode se aplicar a todos os modelos de negócios, fazendo que sua empresa tenha melhores condições para conhecer e preparar soluções para atender melhor seus consumidores.

Como elaborar um bom marketing sazonal?

Para ter uma boa estratégia de marketing sazonal, 4 passos são essenciais. Confira!

1. Programe com antecedência

Para começar, escolha as melhores datas para sua campanha de marketing acontecer. Dê preferência para datas que você já saiba que o seu público prefere. Então, prepare-se para atuar nessas datas com antecedência, conseguindo atingir seus clientes de maneira adequada.

Por isso, planeje cada ação a ser tomada. Procure por ideias, crie promoções e novas condições para aquisição, além de investir na divulgação da sua campanha. Dessa maneira, você estará mais preparado para o grande aumento na demanda e fará com que esses momentos sejam mais previsíveis e administráveis.

2. Defina o período

Outra ação importante para as campanhas sazonais é a definição do período correto de veiculação. É possível, de acordo com a preferência dos usuários, fazer uma semana ou mesmo um mês inteiro de promoções. Com essa definição, sua ação de marketing será mais consistente e os clientes saberão qual é o prazo para fazer suas compras.

3. Estabeleça a mensagem a ser passada

A mensagem da sua campanha deverá estar em acordo com o público a ser atingido. Uma campanha infantil, por exemplo, não deve ter a mesma mensagem de uma destinada ao dia das mulheres.

Por isso, determine qual o tom será utilizado e quais canais você usará para atingir seus clientes. Para determinar os locais em que sua estratégia será veiculada, você deverá buscar em quais mídias essas pessoas estão mais presentes. Não faz sentido, por exemplo, fazer anúncios visando o público infantil em mídias sociais em que apenas adultos estão presentes.

4. Determine um cronograma

Por fim, você deve criar um cronograma para organizar todas as ações do seu negócio. Determine qual é a data limite para a definição das estratégias, quando suas campanhas começarão a ser veiculadas, além de traçar as necessidades de atendimento especial aos clientes — já realizando a escala dos colaboradores que trabalharão em cada dia. Desse modo, você terá menos surpresas e estará pronto para atender a grande quantidade de pessoas.

Atender seus clientes no momento em que eles mais precisam é um diferencial para que eles sejam fidelizados e indiquem sua empresa em outras épocas do ano. Por isso, uma estratégia de marketing sazonal pode fazer toda a diferença na forma como o público enxerga sua marca.

Quais ações você realiza nas épocas do ano que você tem mais vendas? Comente agora este post contando um pouco sobre as suas experiências!

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