diferença entre pirâmide e marketing multinivel

Diferença entre Pirâmide e Marketing Multinível

Entenda as Principais Diferenças – Um é Crime, o outro é Lei!

Muitas pessoas ainda olham para o marketing multinível como um esquema de pirâmide financeira,  Mas, você sabe a diferença entre Pirâmide e Marketing Multinível? Ocasionalmente, algumas pessoas podem confundir o modelo de Marketing Multinível com esquema de pirâmide financeira.

Diferença entre Pirâmide e Marketing Multinível:

Fonte: Portal da Câmara dos Deputados

mmn x piramide

Marketing Multinível:

Marketing Multinível (MMN) é um modelo comercial de distribuição de bens ou serviços em que os ganhos podem advir da venda efetiva dos produtos ou do recrutamento de novos vendedores.

Diferencia-se do chamado “esquema em pirâmide” pois no MMN a maior parte dos rendimentos são oriundas da venda dos produtos.

Pirâmide Financeira:

Pirâmide Financeira: Geralmente não há produto ou serviço envolvido, há promessas de dinheiro fácil e o esquema só funciona quando há novos investidores. Pois, em uma pirâmide, deve-se pagar valores altos de entrada para conseguir sustentar a pirâmide e remunerar as pessoas que entraram por último.

diferença entre pirâmide e marketing multinível

Modelo Comercial

O MMN tem por característica movimentar bens de consumo ou serviços. Já a pirâmide movimenta apenas o capital dos distribuidores, sem haver troca de benefícios, e no Brasil a “Pirâmide Financeira” é enquadrado como crime pela Lei no 1.521 (inciso IX do 2o artigo).

Nos Estados Unidos, uma forma de diferenciar os dois sistemas é a chamada regra dos 70%. Se a empresa tem 70% ou mais de seu rendimento advindo dos produtos, é marketing de rede, senão é pirâmide.
No Brasil, particularmente, esse problema é bem acentuado. Felizmente, existem vários órgãos competentes de fiscalização. A WFDSA – World Federation of Direct Selling Associations e as Associações de Vendas Diretas têm demonstrado, com os códigos mundiais de conduta, o compromisso de seus membros com práticas justas e éticas no mercado.

Pirâmide x Marketing Multinível:

O esquema de Pirâmide tem vida curta, e os que por último ingressarem, praticamente não possuirão nenhuma chance de recuperar seus investimentos ou de se beneficiarem com o esquema. As pessoas recrutadas adquirem estes produtos sem perspectivas de revenda ou possibilidade de devolução do valor pago por eles.

O marketing multinível dá certo desde 1941, mas para você ter sucesso neste trabalho há um caminho a seguir. O seu sucesso no MMN tem um preço: fazer o que realmente importa. O que realmente importa e vender produtos, patrocinar novos distribuidores e treinar estas pessoas.

Como funciona o Marketing Multinível?

Em meados dos anos 1960 surgiram os primeiros negócios no formato que evoluiu para o que conhecemos nos dias atuais como Marketing Multinível.

Consiste, basicamente, em um modelo de venda direta. Ou seja, em que há relação pessoal entre vendedor e comprador e, por isso, é submetido ao do código de exigências da Associação Brasileira de Vendas Diretas (ABEVD).

O objetivo de um sistema de Marketing Multinível é incentivar uma determinada quantidade de indivíduos a formar, sob si, uma rede de comercialização de produtos, gerando uma forte estrutura de diversos níveis.

A receita principal do Marketing Multinível provém da comercialização de mercadorias para consumidores de fora da rede, ou seja, funciona exatamente como qualquer forma de comércio. E a receita secundária do MMN é resultante de comissões que os membros ganham ao trazer novos participantes para a rede. Por isso, é muito comum que diversos fabricantes assumam a responsabilidade por capacitar os membros da rede para que obtenham o melhor desempenho possível.

aprenda o que é marketing multinivel neste ebook

Dado esse contexto, é correto afirmar que o modelo multinível, então, desenvolve com agilidade uma infraestrutura composta por diversos níveis, sendo muito mais leve e funcional do que o formato tradicional. Hoje em dia, isso tende a ter muito mais eficiência, já que podemos contar com recursos para expandir as conexões entre si, seja por intermédio de redes sociais, e-mails ou aplicativos de mensagens instantâneas.

Um consultor/distribuidor de Marketing Multinível pode contactar o fornecedor e gerenciar suas equipes à distância em tempo real, a custo baixo e com praticidade.

Como funciona a pirâmide financeira?

Em esquemas de pirâmide a receita primária provém do recrutamento de novos integrantes para a rede. E quando se fala em venda de produtos, a estratégia é disfarçada de “necessidade de investimento em estoque mínimo” para o revendedor.

Isso significa que o produto comercializado pela rede é decorrente de uma demanda obscura e de baixa qualidade/funcionalidade e, em muitos casos, acaba ficando esquecido, já que não é o foco da provisão financeira do negócio.

Uma vez que essa organização não é replicável e nem sustentável, pois seus revendedores não conseguem permanecer na pirâmide recrutando novos membros por muito tempo, é comum que o modelo seja desfeito e a fraude exposta, como vemos com frequência na mídia.

Como identificar possíveis fraudes:

Uma característica muito fácil para identificar a diferença entre Pirâmide e Marketing Multinível é a forma como seus consultores se referem ao modelo.

Em esquemas de pirâmide é muito comum a utilização de eventos para falar sobre o formato, mas na realidade os integrantes não fornecem informações precisas sobre o funcionamento, e passam a maior parte do tempo falando apenas sobre como ascenderam ao sucesso financeiro exponencialmente em um curto período.

Para facilitar, separamos algumas perguntas que você deve fazer para identificar a diferença entre Pirâmide e Marketing Multinível e, é claro, diferenciar esquemas fraudulentos de verdadeiras oportunidades de negócios.

  • o produto comercializado na rede é real? Tem demanda e soluciona um problema verdadeiro do consumidor?
  • o produto tem potencial suficiente para ser vendido fora da rede?
  • o índice de lucratividade da rede está dentro do razoável de acordo com qualquer negócio, ou apresenta resultados exorbitantes e rápidos (sendo na prática, provavelmente, irreais)?;
  • como o dinheiro entra na rede? Pelo recrutamento de novos membros? Ou pela venda de produtos a consumidores fora da rede?
  • é cobrado algum valor desproporcional para se tornar um revendedor ou fazer adesão à rede?
  • há uma política sobre a recompra de produtos caso o revendedor queira sair da rede?

Considerações Finais

Como você pode conferir neste artigo, a diferença entre Pirâmide e Marketing Multinível, apesar de parecer pequena, não está apenas nos detalhes, mas principalmente nos meios como o dinheiro é captado.

Lembre-se que qualquer promessa para se ganhar “dinheiro fácil” deve ser imediatamente questionada. No Marketing Multinível há um grande potencial de ganhos, porém é preciso trabalhar duro e investir em suas habilidades profissionais.

O nosso conteúdo sobre a diferença entre Pirâmide e Marketing Multinível foi útil para você? Então curta a nossa página no Instagram e Facebook para acompanhar as novidades e se manter atualizado sobre o mercado!


diferença entre piramide e marketing multinivel